Vice-presidente estadual do PP, o deputado federal Lula da Fonte concedeu uma entrevista ao Blog Cenário e Cultura FM, na passagem que o editor do blog e comentarista da rádio, Américo Rodrigo, faz por Brasília esta semana.
O Progressistas é um dos maiores partidos em Pernambuco. Atualmente, possui cerca de 34 prefeitos, oito deputados estaduais, quatro federais, além de mais de 220 vereadores. O PP, segundo Lula da Fonte, vem se articulando em diversos municípios, não só para manter as cadeiras que já possui no Executivo e Legislativo, como também para ampliar. Uma das prioridades tem sido a candidatura da deputada federal Clarissa Tercio, que há alguns dias realizou um encontro com lideranças de Jaboatão dos Guararapes e foi o pontapé inicial da sua pré-candidatura.
“Ela [Clarissa] tem um vínculo forte em Jaboatão. É filha de Jaboatão; a Igreja Matriz Novas de Paz, do Pastor Francisco Tercio, pai de Clarissa, fica lá em Jaboatão, e eu não tenho dúvida que ela está mais do que credenciada para enfrentar essa disputa. Jaboatão é uma cidade grande, tem realmente muitos problemas e a gente sabe que para sanar esses problemas precisa de alguém sério, com credibilidade. E Clarissa, com certeza, reúne todas as credenciais para ser uma excelente prefeita da cidade de Jaboatão”, disse Lula.
O PP foi um dos primeiros partidos a declarar apoio a Raquel Lyra no segundo turno da eleição e integra a base da tucana na Alepe. A sigla, no entanto, não foi atendida com muitos espaços significativos no governo, diferente do PL do grupo dos Ferreira, que recebeu o Detran de porteira fechada e comanda o órgão em todo o estado. O deputado Lula da Fonte, no entanto, avaliou como positivos os últimos sete meses da gestão de Raquel e reforçou que a aliança entre o PP e a governadora continua firme.
“A aliança com o PP está firme para 2024 com a governadora Raquel Lyra. É natural que ela enfrente muitos desafios à frente do Governo do Estado nesse primeiro semestre. Romper um ciclo de 16 anos do governo anterior não é fácil. Ela está entendendo a máquina pública e entendendo como vai implementar as mudanças para melhorar a qualidade de vida do povo de pernambuco e ela tem o nosso total respeito, nossa total confiança. O PP atua com a base de sustentação forte da governadora na Assembleia Legislativa. Temos oito deputados estaduais que vêm votando maciçamente ao lado do Governo do Estado”, avaliou.
Em Caruaru, a legenda possui dois vereadores: Cabo Cardoso e Anderson Correia, que é presidente municipal do PP. Recentemente, com o aval da executiva estadual, Correia convidou Cardoso a deixar o partido, depois de uma nota publicada na imprensa, alegando que o PM teria levado a legenda para o palanque do prefeito Rodrigo Pinheiro, que busca a reeleição. A situação, no entanto, parece ter sido resolvida momentaneamente. Cardoso chegou a ser notificado pela direção estadual, mas as decisões municipais ficarão sob a responsabilidade de Anderson. Lula da Fonte comentou o caso.
“O presidente municipal do nosso partido é o vereador Anderson Correia lá em Caruaru e ele tem total autonomia, tanto da minha parte, na qualidade de vice-presidente, e também do deputado federal Eduardo da Fonte, na qualidade de presidente do partido, para liderar as decisões em Caruaru da forma que ele achar mais benéfica para a população. Então, houve um estranhamento, mas isso já foi resolvido entre os dois e a direção estadual tem que atuar justamente na mediação desses conflitos”, finalizou.
Para acompanhar materiais exclusivos e mais detalhes dos bastidores da política de Pernambuco, acompanhe o @blogcenario no Instagram clicando aqui.