Coluna da terça
Nas duas últimas vezes em que administrou Caruaru, o ex-deputado José Queiroz (PDT) contou com Jorge Gomes (PSB) como seu companheiro de chapa e vice. A conjuntura era bastante diferente, já que o município não tinha um número suficiente de eleitores para um segundo turno e o pedetista contava com fortes apoios ao seu projeto.
Já o pleito de 2024 vai exigir novas articulações para Queiroz. Embora ainda pese a força dos clãs políticos na cidade, a Capital do Agreste atravessa uma virada geracional e ter um vice que transite na juventude pode ser a receita para o ex-prefeito avançar em setores estratégicos que nutrem uma simpatia maior pelo atual gestor municipal.
Nomes como o de Armandinho (SD) e Raffiê Dellon (UB) são cotados para ser vice de Queiroz no ano que vem. O ex-deputado Erick Lessa também surgiu como opção para este espaço. Conservador, o delegado detém uma fatia importante de votos dos evangélicos, que podem ser um diferencial na eventual aliança.
Solidariedade
Os deputados estaduais do Solidariedade já adiantaram que seguirão para a base de Raquel Lyra (PSDB) na Alepe, através de uma articulação do prefeito Marcelo Gouveia, que preside o Podemos e, coincidentemente, foi coordenador da campanha de Marília Arraes. Apesar disso, a bancada emitiu nota negando que haja um movimento de debandada para outra legenda.
FIG
Na próxima quinta (10), às 10h, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), fará uma coletiva para anunciar a data em que o município pretende realizar o FIG 2024. O gestor tem sido bastante crítico à organização do evento promovido pelo Estado e pretende tomar o FIG para si. O Governo do Estado já tinha anunciado que o festival seria de 18 a 28 de julho do próximo ano.
Resposta
Sobre as polêmicas envolvendo o FIG, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, disse acreditar que o movimento do município para realizar o festival não se sustente até o próximo ano. Loyo classificou o FIG de 2023 como “um sucesso” e alegou que, com a disputa, “só quem sofre é o povo de Garanhuns”.
Investigação
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco está investigando a gestão do prefeito Padre Joselito (PSB), em Gravatá, por possíveis irregularidades numa contratação de serviços de iluminação pública. O contrato que é alvo de investigação tem valor superior a R$ 11 milhões.
Nomeação
Indicado pela bancada federal do PT para a Superintendência da Codevasf, o advogado Edilázio Wanderley assume o comando do unidade nesta quarta (9). Já sua posse, acontecerá no dia 24, em Petrolina. Apesar de já ter sido anunciado no órgão há um tempo, houve um período de transição.
Capital Federal
O editor desta coluna, Américo Rodrigo, desembarca nesta terça (8), em Brasília, para observar o retorno do Legislativo no Congresso Nacional, além de agendas na Esplanada dos Ministérios. As novidades sobre os bastidores da política estadual e nacional, você pode acompanhar ao longo da semana no Blog Cenário e Cultura FM.