A partir da próxima segunda-feira (7), avança mais uma fase da primeira etapa do Adutora do Agreste, que vai beneficiar, diretamente, oito dos 23 municípios que receberão água da Transposição do São Francisco quando a adutora estiver totalmente concluída. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado desta sexta (4).
Nesta etapa, a pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa vai interligar as tubulações que partem do ponto inicial da Adutora do Agreste, que é a Barragem do Ipojuca, localizada em Arcoverde, com a Adutora do Moxotó, no distrito de Mimoso, em Pesqueira.
A medida vai proporcionar, nos próximos meses, um aumento na oferta de água para os municípios de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. Além disso, serão construídas duas estruturas para controle de pressão e vazão nas cidades de Pesqueira e Belo Jardim. Essas ações também permitirão a retomada dos testes da Adutora do Agreste no trecho entre Belo Jardim e Caruaru, a partir do mês de outubro.
Os serviços são de alta complexidade e vão exigir mão-de-obra especializada. Serão interligados tubos de até 1,20 metros de diâmetro e instaladas peças que somam ao todo mais de 70 toneladas, em locais de difícil acesso e com a utilização de veículos e equipamentos pesados.
A previsão é que os trabalhos levem 46 dias para serem executados.
Durante o período da obra, haverá mudanças apenas do calendário de abastecimento de Pesqueira. O calendário de abastecimento dos demais municípios será mantido.