O Ministério Público de Pernambuco informou, há pouco, que apresentou duas denúncias à Justiça em dois inquéritos policiais sobre supostas práticas de crimes contra a dignidade sexual já concluídos pela Policia Civil, que envolvem o padre Airton Freire e outros dois investigados. Um deles, Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, foi preso hoje (27), em Garanhuns. O outro, Jailson Leonardo da Silva continua foragido. Outros inquéritos ainda estão em curso.
“As medidas cautelares em vigor visam assegurar o ambiente adequado para elucidação dos graves fatos apurados e para resguardar a instrução criminal, assegurando a livre produção de provas, especialmente em processos que, pela natureza dos ilícitos, produzem inequívoca vulnerabilidade em vítimas e testemunhas. O MPPE manterá seu trabalho institucional criterioso para assegurar a continuidade das investigações e das ações penais”, diz a nota do órgão.
O Ministério Público disse ainda que, por se tratar de crimes contra a dignidade sexual, não pode divulgar outras informações que possam expor as vítimas.