O deputado federal Lula da Fonte (PP) protocolou ofício nº 51/2023 ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para a construção de quatro barragens na região da Mata Sul de Pernambuco. As barragens de Gatos, Igarapeba, Guabiraba e Panelas 2 são essenciais para solucionar o problema das recorrentes enchentes que afetam as cidades pernambucanas e afligem diretamente a qualidade de vida da população. A solicitação veio através do prefeito de Palmares, Júnior de Beto e dos demais prefeitos da Mata Sul do estado.
De acordo com o parlamentar, os investimentos com reparos dos danos causados pelas enchentes são elevados e a possibilidade de priorizar a construção das quatro barragens, em especial a de Panelas 2, surge como uma estratégia para minimizar o risco aos municípios da Mata Sul. Além da construção dessas barragens é essencial a adoção de outras medidas, como a implementação de sistemas de alerta precoce, o monitoramento constante das condições climáticas e ações de educação e conscientização da população sobre medidas de prevenção.
O deputado federal Lula da Fonte sugere ainda que as obras sejam incluídas em parcerias público privadas (PPP), geridas pela Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério. “Entendo que a participação do setor privado por intermédio de uma PPP é uma alternativa viável, em especial diante da possibilidade de as barragens serem utilizadas não apenas para conter as enchentes, mas também para a geração de energia hidrelétrica, por meio de pequenas centrais hidroelétricas (PCH)”, explicou.
A Mata Sul de Pernambuco é composta por 23 cidades entre elas Palmares, Barreiros, Sirinhaém, Maraial e Rio Formoso, municípios que tem forte atuação do deputado federal Lula da Fonte.