O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), participou, nesta quinta-feira (29) do 33º Encontro de Bacamarteiros de Bonito, no Agreste. Realizado no Dia de São Pedro, o evento marca as celebrações juninas do município e é uma das mais genuínas manifestações da cultura pernambucana.
Porto acompanhou a programação ao lado dos vereadores Maroja (PTB) Paulinho de Devá (PSB), e João Diniz (PV) e lideranças como Ronaldo do Inhame, Marcelo do Rodeadouro, Sabino Chagas, Valdenio, Ricardo Heráclio, Júnior Heráclio e Taciana Heráclio.
O deputado circulou pelo Pátio de Eventos de Bonito, foi à sede do Memorial dos Bacamarteiros, cumprimentou integrantes dos grupos, acompanhou os desfiles e as apresentações dos batalhões e se arriscou até mesmo a disparar tiros de bacamarte.
O tradicional encontro reúne mais de 1,5 mil bacamarteiros de diversos municípios do Estado. O Batalhão 15, patrimônio cultural de Bonito, que, inclusive, está completando 120 anos de existência, é o “grupamento” anfitrião.
A programação foi iniciada às 6h da manhã, com salva de tiros diante da do Memorial, seguida da acolhida dos batalhões convidados, missa e benção na centenária Coluna de São Pedro. Depois do desfile e do almoço, as atividades se estenderam pela tarde e irão até à noite, com muito forró.
“Bonito, que tem grande potencial turístico pelas belas cachoeiras, conta também com atrações culturais de grande importância, como esta festa dos bacamarteiros. O encontro é uma autentica manifestação da cultura popular e merece ser conhecida por todos os pernambucanos”, afirma Porto.
Ao longo da programação, o presidente da Alepe se encontrou com os deputados estaduais João Paulo (PT) e Luciano Duque (SD) e com o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), que também acompanharam o evento.