O centenário da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru, comemorado em 20 de maio, foi razão para apresentação de um voto de aplauso no Senado. Teresa Leitão (PT) propôs a homenagem em plenário, com objetivo de enaltecer a associação e seus integrantes, que tanto fazem pelos artistas e pela cultura de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil.
“Esta União de Artistas e Profissionais da cidade de Caruaru, para quem eu requeiro um voto de aplauso pelo seu centenário, é justamente formada por associados do povo trabalhador. São alfaiates, sapateiros, pedreiros, pintores, artesãos, que têm um trabalho enorme nesse período junino, e profissionais das mais diversas atividades”, discursou a senadora.
A instituição faz ações solidárias há 100 anos, e está sempre presente nos momentos de maior dificuldade do povo caruaruense. Um exemplo é a campanha de arrecadação de alimentos para famílias necessitadas, e de agasalhos durante o inverno. Foi criada em 1923 “com a finalidade de fazer chegar ações específicas para o desenvolvimento humano dos artistas dos mais diversos segmentos da cidade, em vista de naquela época não existir nenhuma outra instituição em favor da classe de artistas de qualquer natureza”.