Michelle em campanha para 2026

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de junho de 2023 às 07h00min
Foto: Anderson Riedel

Coluna do sábado

Com a real possibilidade do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ficar inelegível, o nome da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, está cada vez mais em evidência. O primeiro teste para a presidente do PL Mulher será as eleições municipais, onde ela atuará como cabo eleitoral da legenda.

O ministro do TSE, Alexandre de Moraes, considerado o principal algoz de Bolsonaro, marcou para o dia 22 (número do PL) o julgamento que pode deixar o ex-chefe da nação fora do pleito em 2026. As sessões dos dias 27 e 29 também foram reservadas para discutir o mesmo tema.

No fim do mês, Michelle desembarca em Pernambuco, onde chegará para fortalecer a pré-candidatura de aliados como Gilson Machado no Recife e Izabel Urquiza em Olinda, que disputarão as respectivas prefeituras. O partido cresceu no Legislativo e trabalha para aumentar a influência nos municípios, sobretudo nos grandes centros.

Independente do que decidir o TSE, tanto Jair quanto Michelle serão peças fundamentais na engrenagem eleitoral do PL, que sonha em retornar ao Palácio do Planalto e para isso, aposta alto no casal Bolsonaro. Nesse hiato, o plano b será executado desde já, para que ninguém seja pego de “calça curta”.

Amigos e rivais
A deputada Rosa Amorim participou de um café da manhã promovido pela federação PT-PV-PCdoB em Caruaru, nesta sexta (16). O evento contou com a presença da vereadora Perpétua Dantas (PV) e do presidente municipal do PT, Leo Bulhões, que tem se apresentado como prefeiturável no município e  pode disputar prévias com Rosa.

Interino
Durante dez dias, o secretário executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz, ocupará a cadeira de ministro. Enquanto isso, Carlos Lupi, chefe oficial da pasta, está cumprindo uma missão oficial em Washington, nos Estados Unidos, a convite do Banco Interamericano de desenvolvimento.

Corrigindo
Neste sábado (17), a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai visitar o São João de Serra Negra e Arcoverde, mas a viagem a Petrolina acontecerá apenas na terça-feira (20). Todas as festas receberam incentivo financeiro do Estado e, assim como aconteceu em Caruaru, a tucana cumprirá a função de marcar presença institucional em todas elas.

Fazendo as pazes
O Palácio parece estar obstinado em melhorar a relação com os deputados estaduais. A crise política que atingia até os integrantes da base tem dado lugar a uma defesa aberta da gestão estadual. Prova disso é Izaías Regis (PSDB), líder da base, que só sabia falar de Garanhuns. Esta semana ele gravou um vídeo falando sobre a honra e como é “fácil” liderar o governo Raquel.

Portas abertas
Mais um exemplo da “melhoria” na relação entre o Executivo e o Legislativo estadual, começando pela base, é a deputada Débora Almeida (PSDB). Da semana passada para cá ela foi recebida pelos secretários Túlio Vilaça (Casa Civil); Carla Patrícia (SDS); Érica Lacet (Controladoria Geral do Estado); e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano). Na maioria dos encontros, a tucana esteve acompanhada de prefeitos aliados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO