Alepe promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização para crianças e servidores

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de maio de 2023 às 21h50min
Foto: Giovanni Costa

Estudantes de escolas públicas do Estado terão uma vivência diferenciada sobre a importância da segurança no trânsito como parte da campanha do “Maio Amarelo na Alepe”. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-PE, promove nesta terça-feira (30) uma ampla programação de conscientização, lições de cidadania, trabalhos lúdicos e palestras voltadas para estudantes e servidores da Casa.

Haverá uma série de ações segmentadas por idade. Serão duas turmas pela manhã e duas à tarde. Crianças entre cinco e seis anos da creche Escola Municipal Rosa Falcão de Carvalho, bairro de Santo Amaro, e adolescentes do colégio Ginásio Pernambucano (GP), com idade entre 14 e 17 anos, participam do evento.

A programação visa aumentar a segurança do trânsito e evitar perdas de vidas. Durante o evento, as crianças experimentarão a função de ‘policiais mirins’, aulas de cidadania da PRF, por meio de brincadeiras lúdicas, e ganharão brindes, como jogos direcionados a normas do trânsito e uma caderneta de autuação de infrações cometidas por parentes e amigos.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), a difusão de informações e promoção de cidadania por meio de campanhas como esta reforçam o papel social da Assembleia Legislativa. “Educar os jovens sobre direitos e deveres no trânsito possibilita a conscientização sobre respeito à coletividade, cuidado consigo e com o outro e valorização da vida”, frisa. 

Os estudantes do Ginásio Pernambucano, que também participam das ações do “Maio Amarelo na Alepe” serão divididos em dois grupos para as palestras proferidas pelo Detran-PE. Haverá uma palestra direcionada aos motoristas da Casa e interessados em aprender sobre direção defensiva, conscientização no trânsito, prevenção de acidentes e como evitar infrações.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (SD), destaca a ação conjunta com a PRF e o Detran como “extremamente necessária“. “Mesmo ainda não sendo condutores, as crianças e adolescentes precisam ser capazes de manter sua própria segurança e evitar acidentes envolvendo outras pessoas. Essa campanha só reforça o quanto precisamos ser mais cuidadosos”, enfatiza.

Para o diretor geral do Detran-PE, André Trajano, as ações buscam despertar a consciência dos condutores para uma convivência harmoniosa. “A programação se estenderá por todo o mês. São medidas que integram as diretrizes do governo, visando atender bem a população“.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO