Palácio liga as turbinas na reta final da corrida para o TCE-PE

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

Coluna da terça

Primeiro a largar na corrida para o Tribunal de Contas do Estado, quando a previsão ainda era de apenas uma vaga a ser preenchida, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) conseguiu costurar bem os apoios em torno do seu nome, com o suporte do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro secretário, Gustavo Gouveia (SD).

Em reserva, na manhã de ontem (22), um parlamentar cravou à coluna que o socialista deve superar os 30 votos, principalmente pela insatisfação dos deputados com a forma como a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem conduzindo a situação.

Do outro lado do octógono, o Palácio do Campo das Princesas colocou o time em campo nas últimas horas. Ainda na noite de ontem (22), um interlocutor da governadora garantiu à coluna que o jogo tinha virado para Joaquim Lira (PV), principal adversário de Rodrigo.

Uma eventual vitória de Joaquim para o TCE, pode ser considerada um divisor de águas no governo Raquel, tendo em vista que a tucana precisa de uma vitória política, dados os últimos entraves com a Alepe. Se isso acontecer, o peso da caneta poderá ser o fator surpresa dessa disputa.

Caso Rodrigo Novaes consiga confirmar o favoritismo conquistado nos últimos dias, vai estabelecer de uma vez por todas a independência da Alepe, além de fortalecer o poder e prestígio de Álvaro Porto, que é visto nos bastidores como o “primeiro-ministro de Pernambuco”.

Figurante
Terceiro candidato inscrito da disputa para o TCE, o advogado Osvir Thomaz é procurador-geral do município do Cabo de Santo Agostinho. Com a polarização entre Joaquim Lira (PV) e Rodrigo Novaes (PSB), Osvir se tornou figurante na corrida pelo TCE e não deve obter votação expressiva.

Suplentes
Os ex-deputados Diogo Moraes (PSB) e Odacy Amorim (PT) vivem uma grande expectativa para saber quem será consagrado o vencedor na disputa pelo TCE. Enquanto Diogo é o substituto de Rodrigo Novaes (PSB), Odacy é o suplente de Joaquim Lira (PV). Um dos dois voltará ao cargo de deputado.

Teatral
Fugindo ao tema educação e puxando para segurança pública durante o debate sobre o piso dos professores, ontem (22), na Alepe, a deputada Gleide Ângelo (PSB) afirmou que prefeitos e governadores “não gostam de concursados”. De forma espetaculosa, ela lembrou que também é concursada e que “não vota contra trabalhador”, aproveitando para vender o próprio peixe.

Invertida
Quem não gostou nada da fala de Gleide Ângelo (PSB) foi o deputado Luciano Duque (SD), que foi prefeito de Serra Talhada em duas ocasiões. Alegando não estar ali para “jogar para a plateia”, o parlamentar repreendeu o fato de a socialista ter “generalizado” os gestores no seu discurso.

Referência
Presente na Arena Pernambuco para acompanhar o evento em alusão aos 10 anos do equipamento, o deputado federal Lula da Fonte (PP) fez questão de lembrar do seu avô, o ex-senador Carlos Wilson, que dá nome ao estádio. O parlamentar ainda parabenizou a governadora pelo programa de incentivo ao esporte, lançado ontem (22).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO