No dia 17 de fevereiro de 2022, o Blog Cenário publicou uma matéria falando sobre o posicionamento da vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas, então PSDB. À época, dissemos que “apesar de criticar e votar contra os benefícios para os parlamentares, aprovados nesta quinta-feira (17), na Câmara de Caruaru, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), que faz parte da oposição, já utilizou o valor destinado a diárias”.
Indiscutivelmente, é preciso dizer que erramos.
Detalhamos alguns valores utilizados pela parlamentar e a assessora Karinny Oliveira para participarem de compromissos oficiais ligados ao mandato, que somavam R$ 708,35.
Na matéria não explicamos que o então projeto de lei nº 9.224/2022 promoveria um aumento de 50% nos valores das diárias que já existiam. Durante a votação, Perpétua não se posicionou contra a concessão do benefício que é previsto por lei.
Ela não votou contra as diárias e sim contra o aumento que oneraria os cofres públicos. Entretanto, acabamos, mesmo que de forma involuntária, induzindo o leitor ao erro.
Em nenhum momento o Blog Cenário buscou ofender a honra da parlamentar que tem um trabalho reconhecido na sociedade, enquanto educadora e jurista – à frente também de projetos sociais. Para além de qualquer cargo público já ocupado, ela também é alguém que possui uma vida pessoal.
Jamais tivemos o objetivo de atacar a vereadora ou sua família. Entretanto, equivocadamente, o texto saiu da esfera política e partiu para o âmbito pessoal, atingindo o indivíduo Perpétua Dantas no trecho a seguir:
“Apesar do valor parecer pequeno, trata-se de dinheiro público, quebrando o discurso de idoneidade da parlamentar que condenou as propostas durante entrevistas na imprensa e também na reunião plenária”.
Não temos compromisso com erro ou inverdades e sempre pautamos o nosso trabalho na ética e fidelidade aos fatos. Por isso, em respeito a quem diariamente acompanha o nosso trabalho e, principalmente, Perpetua Dantas, afetada através da matéria: “Mesmo com discurso contrário, Perpétua já foi beneficiada com diárias”, nossas sinceras desculpas.