Intenção de Rivaldo Soares em ser candidato a prefeito deve incendiar PT Caruaru

Notícias
Por Karol Matos
12 de maio de 2023 às 12h00min
Imagem: Reprodução

Candidato a vereador na última eleição municipal, o comerciante Rivaldo Soares gravou um vídeo se apresentando como “possível candidato a prefeito do PT para representar a esquerda do município”. A afirmação aconteceu no dia seguinte à nota trazida na coluna Cenário Político da última quarta-feira (10), destacando que o presidente municipal do partido, Leo Bulhões, tem buscado viabilizar sua própria candidatura. Além dos dois citados, o jogo ainda conta com a deputada estadual Rosa Amorim, que exerce seu primeiro mandato na Alepe e tem Caruaru como seu domicílio eleitoral.

Rivaldo é um nome conhecido no município, tendo disputado sua primeira eleição em 2004. Ele já se candidatou duas vezes a deputado federal e outras três a prefeito, não obtendo sucesso em nenhuma de suas candidaturas. O presidente do PT Caruaru, por sua vez, só teve o nome testado nas urnas em 2008, quando foi candidato a vereador do Recife pelo PCdoB e obteve 1.083 votos.

O próximo pleito, não diferente dos anteriores, deve incendiar internamente o Partido dos Trabalhadores em Caruaru. As guerras entre os grupos dentro do PT não são novidade para ninguém. Nas redes sociais, sem citar o nome de Rivaldo, Bulhões debochou dos 309 votos conquistados por ele na última candidatura a vereador, afirmando ainda que Soares teria sido “expulso pelo diretório do PT em Caruaru”. Rivaldo, no entanto, ainda não “respondeu” a publicação do presidente da legenda. 

Apesar dessa disputa que vem nascendo, o jogo conta com o senador Humberto Costa, que até onde se tinha conhecimento, possuía uma melhor relação com a ala de Adilson Lira, da qual Rivaldo fazia parte – mas a dupla também rachou. Entretanto, numa movimentação que envolve a federação PT-PV-PCdoB, o senador petista tem estado cada vez mais próximo ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), a quem Rivaldo chamou de “bolsonarista” no vídeo de ontem (11). Leo, por outro lado, é assessor da senadora Teresa Leitão (PT), que também deve se envolver diretamente na eleição de Caruaru.

Leia também

E para além da disputa eleitoral no próximo ano, o diretório municipal do PT na Capital do Agreste, que teria sua vigência até novembro deste ano, foi estendido por decisão da nacional, mantendo Leo Bulhões na presidência sem passar pelo crivo dos filiados, o que deve intensificar ainda mais a rivalidade entre os grupos adversários.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO