Rodrigo inicia semana com adversários na ofensiva

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Elvis Edson

Coluna da terça

Uma suposta ilegalidade envolvendo um dos camarotes que funcionará no Pátio de Eventos, no São João de Caruaru, e que vem sendo acompanhada de perto pelo Ministério Público, fez dois possíveis adversários do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em 2024 se movimentarem nesta segunda (8).

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que já fez críticas em relação à quantidade de festas realizadas pelo governo municipal, disse que Rodrigo “conseguiu colocar Caruaru nas manchetes policiais”. Já o ex-prefeito José Queiroz (PDT), numa espécie de efeito cascata, aproveitou o momento e confirmou sua pré-candidatura a prefeito.

Caso as investigações ganhem novos elementos e maiores proporções, o prefeito da Capital do Forró vai precisar de muito jogo de cintura para reverter a situação, tendo em vista que a notícia já vem impactando politicamente Rodrigo, que trabalha seu projeto de reeleição no município. Se o tucano vinha atuando na zona de conforto, ela não existe mais.

Marcando posição
Após dar diversos indicativos de rompimento com a prefeita Márcia Conrado (PT), o deputado Luciano Duque (SD) resolveu colocar um ponto final nas especulações sobre uma eventual candidatura dele em 2024. “Quem fala por mim sou eu mesmo. Agora lamento em quem acredita em versões criadas que tentam nos dividir”, disparou em nota.

Campanha
Apesar de ser o único candidato ao espaço aberto no TCE por Carlos Porto, o advogado Eduardo Porto tem feito um trabalho de aproximação com os deputados estaduais e visitado cada um deles nos gabinetes. Alguns têm feito questão de declarar publicamente o voto. Outros têm mantido a discrição dos encontros.

Encontros
Cumprindo agenda em Pernambuco, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, recebeu diversos deputados na superintendência estadual da instituição. Entre os nomes que foram ao encontro do ex-governador estão o deputado federal Pedro Campos (PSB), além dos estaduais, José Patriota (PSB) e Rosa Amorim (PT).

Repercussão
Alguns deputados usaram a tribuna da Alepe, nesta segunda (8), para relatar casos de violência no estado nos últimos meses. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já mostrou que pretende encarar de frente o problema. A tucana revelou que será investido R$ 1 bilhão no programa Juntos Pela Segurança, que será implantado por ela.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO