O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, empossou na tarde desta quarta-feira (3) o advogado Delmiro Rodrigo Andrade da Cruz Gouveia como presidente do Porto do Recife. O evento foi realizado nas próprias instalações portuárias e contou com diversas autoridades, políticos e empresários.
Marcaram presença José Lindoso, ex-presidente do Porto do Recife, André Teixeira, presidente da Adepe e do Conselho do Porto, assim como Paulo Perez, Frederico Petribu Vilaça, Isnard de Castro e Silva, Frederico Loyo, Eduardo Loyo, Marcos Amaral e Ricardo Lobo.
A indicação foi aprovada pelo Conselho do Porto do Recife. Além de advogado, Delmiro Gouveia é pecuarista e ocupa também a presidência da Sociedade Nordestina dos Criadores e é comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Delmiro comentou sobre as metas à frente do órgão. “Temos uma ação primordial que é a renovação do convênio da União para com o Estado em relação à administração do Porto. Mas temos toda uma gama de patrimônio do Porto, um desenvolvimento imobiliário que a região permite. Constatamos um grande investimento que nestes próximos meses deve ser inaugurado, que o hotel do Novo Recife e o Centro de Convenções. Desafio é grande, mas satisfeito em poder realizar”, destacou Delmiro.
O deputado federal Luciano Bivar destacou as potencialidades do órgão. “O Porto do Recife tem tudo para ativar o patrimônio físico e também todo serviço de cabotagem. Em gestões anteriores foi muito bem feita a parte de fundeamento. Espero que agora possamos dar efetivamente esse desenvolvimento que a cidade do Recife merece”, destacou Bivar.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, agradeceu a presença de membros do Conselho do Porto e dos demais presentes à cerimônia e também desejou boa sorte a Delmiro na nova jornada. “A gente está com todas condições postas para ter muito sucesso”, finalizou Guilherme Cavalcanti.
Porto do Recife
O Porto do Recife tem muita história. Foi inaugurado em 1535, ou seja, há 488 anos. Em 1918, estabeleceu-se em instalações mais modernas. Possui um cais acostável de 2.960 metros de comprimento, com 16 berços de atracação, área de apoio para armazenagem coberta de 48.500 metros quadrados e descoberta de 80 mil metros quadrados. Movimenta uma média de 2,2 milhões de toneladas anuais. O Porto do Recife é administrado pelo Governo de Pernambuco.