Bombeiros civis de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, apresentaram, nesta terça-feira (2), ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), ofício com solicitação para que a Lei Federal nº 13.722 seja cumprida no estado.
A lei estabelece como obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privados de educação básica e de empreendimentos de recreação infantil. De acordo com os bombeiros, o cumprimento da lei poderia abrir oportunidade para que eles atuassem como capacitadores.
O grupo faz parte da primeira turma de formação de bombeiro civil do Projeto Amigo 10, entidade idealizada e comandada pelo vereador de Camaragibe Toninho (PP), que acompanhou os profissionais durante a audiência na Alepe.
De acordo o vereador, é importante que a lei seja posta em prática para que professores e funcionários se habilitem a prestar socorro em situações emergenciais e os bombeiros civis possam dispor desse segmento para atuar. Toninho informa que a primeira turma formou 68 profissionais. A segunda, em andamento, conta com 223 alunos.
Porto, cujo mandato que tem sido parceiro do Amigo 10, afirmou que dará encaminhamento ao pleito e que está sempre à disposição das iniciativas do projeto presidido por Toninho, em Camaragibe.