André Ferreira marca posição no Recife

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da terça

Seguindo o mesmo entendimento do deputado Renato Antunes, que preside o PL Recife, o deputado federal André Ferreira (PL) tem defendido a unidade do partido no pleito municipal do próximo ano. A posição foi manifestada por meio de um balanço feito sobre os 100 primeiros dias de mandato.

Apesar da afirmação de André, que em 2022 foi o mais votado do Nordeste para a Câmara Federal, internamente existe uma guerra silenciosa pelo comando do partido, travada entre os grupos liderados pelo ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, e o de Anderson Ferreira, presidente estadual da legenda.

Com críticas ao presidente Lula e reverências ao ex-presidente Bolsonaro, André trabalha para conquistar o eleitor bolsonarista, que nutre simpatia por Machado. O parlamentar nunca concorreu a um cargo para o Executivo e caso seja candidato a prefeito do Recife, tem elementos de sobra para chegar forte na disputa que tem um João Campos (PSB) cada vez mais consolidado.

Nome mantido
Embora as últimas movimentações para a eleição do TCE-PE deem mais evidência aos deputados estaduais que estão na disputa, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr. (PSB) segue firme no páreo. Com um currículo extenso, Uchoa transita bem na Alepe, onde atuou por quase três décadas.

Destaque
Prefeito de uma das principais cidades do Nordeste, João Campos estrelou as inserções do PSB em TV e rádio. O gestor destacou a capital pernambucana como a que mais criou novos empregos no Nordeste e a mais ágil do país para a abertura de empresas. João é vice-presidente nacional da legenda.

Acima da média
No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fixou o salário mínimo no valor de R$ 1.320, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que enviará à Alesp um projeto para garantir um novo piso de R$ 1.550 para os paulistanos, o que representa um aumento de 20,7% para a primeira faixa e 18,7% para a segunda.

Campanha
Através da sua plataforma, a Google resolveu aumentar a polêmica sobre o “PL das Fake News” propagando uma campanha contra o texto que está marcado para ser votado amanhã (2) na Câmara, após os deputados terem aprovado, na última terça-feira (25), o regime de urgência para a matéria.

Adiamento
Em meio ao conflito de informações, o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), vem sendo pressionado por parlamentares de extrema-direita e por parte das big techs – empresas que controlam grandes plataformas de mídias sociais – a adiar a votação. Lira, entretanto, deve avaliar se realmente existe apoio na Casa para aprovar a nova lei.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO