Débora Almeida cada vez mais candidata de Raquel para o TCE-PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de abril de 2023 às 00h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna da quinta

Ao assumir, pela primeira vez, publicamente, a sua preferência por uma mulher para suceder a competente conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, a governadora Raquel Lyra (PSDB) abre margem para entender que o seu apoio é da líder do PSDB na Alepe, Débora Almeida, mesmo sem confirmar seu desejo.

Procuradora federal, Débora Almeida reúne todas as condições necessárias para assumir o espaço que será deixado pela única mulher a ocupar o cargo em duas décadas. Advogada, prefeita por dois mandatos em São Bento do Una e agora deputada estadual, a tucana tem ganhado adesões desde que o seu nome passou a ser especulado.

A postulação de Débora é simbólica, pelo fato de ser a única mulher a mirar um cargo de tamanha responsabilidade. Além disso, o apoio do Palácio no processo passou a ser considerado essencial, tendo em vista que Raquel vem buscando costurar uma boa relação com a Casa de Joaquim Nabuco e tem cerca de quatro de anos de governo pela frente.

Desastre
Com a oficialização do apoio de Raquel Lyra (PSDB) a um nome feminino ao TCE, Débora Almeida (PSDB) se favorece na corrida pela vaga e a secretária Lucinha Mota fica cada vez mais próxima de deixar o governo e assumir seu mandato na Alepe. Internamente, sua atuação à frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos é vista como “um desastre”.

Palavras ao vento
A presença do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) no evento liderado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru, foi um verdadeiro desastre. No seu discurso, o gestor não falou nada com nada, apenas saudando os presentes e não conseguindo decifrar o que estava sendo inaugurado. No lugar, Rodrigo preferiu anunciar calçamentos de rua.

Fingindo costume
Ao receber o microfone para fazer o seu discurso em Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) lembrou os tempos de prefeita da cidade e saudou o atual gestor, Rodrigo Pinheiro (PSDB), como “caro vice”. Para muitos dos presentes, a tucana apenas tratou o atual gestor com o tamanho político que ele tem.

Contraditório
Apesar de toda sua atuação na oposição à então prefeita Raquel Lyra (PSDB), ao longo de pouco mais que um ano de mandato, o vereador Cabo Cardoso (PP) fez questão de publicar uma foto ao lado da governadora no evento realizado ontem (19), em Caruaru. Para quem criticava Raquel, Cardoso mudou drasticamente, quando aderiu ao governo Rodrigo Pinheiro. Apesar disso, a foto foi apagada pouco tempo depois.

Apoio
Se o PP, PL e PSDB buscaram obstruir a operação de crédito aprovada no Senado, o prefeito João Campos (PSB) contou com um apoio moral de peso. Os vereadores Samuel Salazar (MDB), Romerinho Jatobá (PSB), Rinaldo Júnior (PSB) e Eriberto Rafael (PSB) estiverem presentes no Senado para acompanhar a votação, que ao final das contas, foi favorável ao Recife.

Compromisso internacional
Representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual João Paulo (PT), vai a Córdoba, para participar de um seminário sobre orçamento participativo. O evento começa na segunda (24) e segue até quinta (27). João Paulo volta a Pernambuco na sexta-feira(28).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO