SEE acompanha entrega de fardamento, material escolar e merenda nas escolas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
13 de abril de 2023 às 13h15min
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação e Esporte (SEE) realiza, nesta quinta-feira (12), uma visita técnica em escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) para acompanhar e fiscalizar a prestação de alguns serviços nas unidades de ensino, como merenda, entrega de fardamento e kit escolar. O acompanhamento presencial da pasta nas instituições acontece frequentemente e reforça o compromisso com as ações que fortalecem o acesso à educação.  

A equipe da SEE, composta por integrantes da secretaria executiva de Administração e Finanças (SEAF) e nutricionistas da Superintendência do Programa de Alimentação Escolar de Pernambuco (PNAE), visita escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte e GRE Recife Sul para fiscalizar as entregas e a merenda. 

“Nós realizamos frequentemente essas visitas com o objetivo de verificar os gêneros disponíveis em estoque, fiscalizar as boas práticas de manipulação, promover educação nutricional com os alunos e garantir a oferta e segurança alimentar das crianças das nossas unidades escolares. Hoje faremos ação com nutricionistas do quadro técnico para verificarmos as distribuições dos gêneros não perecíveis e proteínas que estão seguindo um cronograma de entregas desde o início do ano letivo”, detalha Paula Darling, superintendente do PNAE. 

As aulas começaram com falta de alguns gêneros básicos, pois não havia contratos ou atas vigentes com saldos para execução. Para aquisição dos gêneros alimentícios que não estão sendo distribuídos de forma centralizada pela SEE, realizamos o repasse de duas parcelas de recursos via Cartão PNAE e uma parcela extra de complementação. Informamos que estamos com processos licitatórios em curso e em fase final do processo de chamada pública da Agricultura Familiar para a compra de Hortifruti e Mix de Caprino. Estamos trabalhando incessantemente para reverter essa situação, deixada pela gestão anterior, para que os estudantes pernambucanos se alimentem nas nossas unidades de ensino”, reforçou Paula. 

Quanto ao fardamento e ao kit escolar, o secretário executivo de Administração e Finanças, Gilson Monteiro, explicou o atraso nas entregas. “Aconteceu que o processo licitatório para a compra de materiais escolares e fardamento foi feito tardiamente no ano passado, pela gestão anterior, o que acabou nos prejudicando neste início de ano letivo. Mas estamos fazendo uma grande operação para distribuir tudo o mais rápido possível“, frisou.  

A Secretaria de Educação e Esportes reforça que está à disposição das escolas e sociedade, e disponibiliza canais de atendimento como a Ouvidoria (0800 286 8668) para que sejam formalizadas denúncias sobre a falta de qualquer serviço da pasta.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO