Marília sugere que Duque dispute Prefeitura de Serra Talhada

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de abril de 2023 às 00h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna da sexta

Embora esteja no seu melhor momento político, onde seu governo desfruta de alta aprovação dos serratalhadenses, e tenha assumido projeção estadual com a presidência da Amupe, a prefeita Márcia Conrado (PT) não deve ter vida fácil na disputa municipal em 2024.

Se por um lado Márcia já recebeu, para o próximo ano, o apoio do ex-prefeito Carlos Evandro, que foi seu adversário em 2020, a petista deve encarar os grupos do deputado estadual Luciano Duque (SD) e do ex-deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), que estiveram no palanque de Marília Arraes (SD) na corrida para o Governo do Estado.

Rompida com a atual prefeita de Serra Talhada depois de apoiar Danilo Cabral (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) para o Executivo estadual, Marília sugeriu que Duque volte a disputar o comando da prefeitura da Capital do Xaxado. A declaração foi dada nesta semana, em programa da cidade, e foi interpretada como um recado à gestora.

Luciano Duque já comandou a Prefeitura de Serra Talhada em duas ocasiões e conseguiu eleger sua sucessora, que vem desempenhando um bom trabalho no município. Entretanto, Márcia Conrado construiu sua própria trajetória e não ficou submissa a Duque. Caso “criador” e “criatura” se enfrentem nas urnas, será um grande clássico sertanejo.

Agenda internacional 
Com compromissos em Medellin e Bogotá, na Colômbia, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), transferiu o comando da gestão para o vice, Edmo Neves (PSDB). O emedebista vai apresentar o trabalho executado no município e conhecer programas de sucesso implementados no país.

Cobrança 
O vereador Anderson Correia (PP) cobrou agilidade da Prefeitura de Caruaru na execução da sua emenda, aprovada e colocada na Lei Orçamentária Anual deste ano. A matéria trata sobre a disponibilização de leitos de internamento para os animais de rua e tutores baixa renda na AME Animal.

Retrocesso
De acordo com o deputado federal Mendonça Filho (UB), os decretos assinados pelo presidente Lula, nesta semana, que mudam a regulamentação do Novo Marco do Saneamento Básico, é um “retrocesso”. O parlamentar apresentou um projeto para sustar as medidas.

Capital paulista
A base de Lula já se movimenta em torno da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024 e projeta uma divisão que pode colocar ele e Geraldo Alckmin (PSB), em palanques diferentes. Enquanto Lula já declarou apoio público a Guilherme Boulos (PSOL), socialistas querem que o vice-presidente trabalhe pelo nome da deputada Tabata Amaral, que entrou no PSB pelas mãos de João Campos (PSB).

Contradição 
Em depoimento à PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que só soube das joias em 2022. A declaração, entretanto, contradiz documentos oficiais de outubro de 2021, em que o chefe de gabinete pessoal da Presidência da República solicitou que estojos fossem incorporados ao acervo privado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO