Sindicato rebate criação de novas associações com “interesse político” em Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
4 de abril de 2023 às 20h30min
Foto: Reprodução

O Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Caruaru (Safer) rebateu a criação de novas associações na zona rural do município. De acordo com uma fonte ouvida pelo Blog Cenário, os novos grupos que estão sendo criados teriam interesse político, já que este é um ano pré-eleitoral.

Conforme nota divulgada pelo Safer, em comemoração à Semana da Agricultura Familiar, duas novas associações foram criadas no mês de março. Elas ficam localizadas na comunidade de Lagoa Roçada e Gafieira Borba, ambas no Segundo Distrito. A criação das duas associações obedeceu todo o processo eleitoral que é exigido, com a realização de assembleia e eleição da diretoria.

O comunicado do Sindicato tem a intenção de rebater a criação de outras duas associações reunindo os sítios Borba, Gafieira, Lagoa Roçada, Caldeirão, Reinado e Pé de Serra, todas no Segundo Distrito. Os grupos formados por lideranças dessas comunidades têm se reunido informalmente, conforme disse um interlocutor, com a participação de agentes políticos. No último fim de semana, por exemplo, as associações consideradas irregulares pelo sindicato convidaram o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) para solicitar melhorias no local.

O Safer não informou se tomará medidas jurídicas contra as associações fundadas sem o devido processo legal, mas reforçou os grupos que representam as comunidades do Segundo Distrito de forma legítima. São elas: Associação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Gafieira Borba (AFERGB), que tem como presidente Rosilene Helena da Silva; e a Associação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Lagoa Roçada (AFERLR), que elegeu Josefa Cicera da Silva como presidente.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO