A seleção para escolher os novos gerentes regionais de Educação precisou sofrer alterações depois que o portal da Secretaria de Educação de Pernambuco sofreu um ataque hacker na semana passada.
De acordo com o comunicado da pasta, os procedimentos necessários foram adotados, mas, até o momento, não foi identificado vazamento de dados. Apesar disso, existe o risco de perda de informações no data center da Secretaria de Educação [leia a íntegra da nota no fim do texto].
De acordo com o edital divulgado no mês passado, as inscrições para escolha dos nomes para comandar as 16 Gerências Regionais de Educação do Estado seriam realizadas a partir de 22 de março, seguindo até ontem, dia 3 de abril. Entretanto, por causa do ataque ao site da Secretaria Estadual de Educação, o período para se inscrever na seleção começa apenas no próximo dia 18 e encerra em 28 de abril.
O processo seletivo interno prevê que podem se inscrever portadores de diploma em Pedagogia ou outras licenciaturas, que tenham ocupado algum cargo de gestão e/ou coordenação pedagógica, por no mínimo, 3 anos na educação básica – seja no setor público ou privado. Os candidatos também precisam ter certificação em gestão escolar, dentro do Programa de Formação de Gestor Escolar – PROGEPE, e não podem ter sofrido penalidade administrativa nos últimos três anos.
Os candidatos terão que passar por duas etapas que contam com avaliações curriculares, apresentação do projeto de atuação profissional e entrevistas com uma banca examinadora. Ainda na semana passada, a governadora Raquel Lyra (PSDB) prorrogou por mais dois meses a escolha dos novos gerentes regionais de Educação. O prazo para a divulgação do resultado final do processo seletivo, entretanto, segue até o dia 7 de junho.
Confira a íntegra da nota sobre o ataque hacker:
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) comunica publicamente que, em 27/03/2023, ocorreu um incidente de segurança de informação em seu data center. Imediatamente, foram iniciados todos os procedimentos de resposta ao evento, sendo necessária a interrupção dos serviços do data center para mitigação do impacto.
Diante da impossibilidade de notificação individual junto aos impactados, tornamos público que até o momento não há indícios técnicos que comprovem vazamento dos dados, todavia existe o risco relacionado a perda de informações.
Ainda não é possível precisar os riscos e consequências aos titulares dos dados. Tão logo sejam concluídas as análises internas, será publicado um novo comunicado contendo mais detalhes sobre o incidente.
A SEE-PE reforça o compromisso com a garantia da segurança e da privacidade de seus servidores e estudantes, empenhando todos os esforços e recursos necessários para o restabelecimento da normalidade o mais breve possível.
Para informações adicionais orientamos fazer o registro de sua manifestação pela Ouvidoria da SEE, através do telefone 0800 286 8668 (de 8h às 16h), do e-mail ouvidoria@educacao.pe.gov.br ou clique aqui para acessar o site da Ouvidoria Geral do Estado.