Clodoaldo Magalhães, líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, esteve na manhã desta terça-feira (4) com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Dentre os assuntos tratados, a questão das barragens de contenção de águas, especialmente na Mata Sul, que coloca diversos municípios em alerta.
Historicamente, a questão das barragens, que poderiam resolver a questão dos alagamentos decorrentes de fortes chuvas, tem se tornado uma novela para Pernambuco. Desde 2010, mais de uma década, as obras de Gatos, Panelas II, Igarabepa e Guabiraba não saem do papel. Agora, segundo informações do líder do PV, ao menos as duas primeiras irão avançar na primeira fase do programa, e as duas consequentes esperam relatório do Governo do Estado para adequações nos valores.
“Estive com o ministro Waldez e as notícias são animadoras. O Governo Lula, que já havia se comprometido com a região, deve anunciar este mês um novo programa de investimentos, nos moldes do antigo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O Governo do Estado refez o projeto e os cálculos da obra de Panelas II e Gatos, que foram aprovados pelo Governo Federal e vão ser licitadas novamente”, comemorou Clodoaldo.
A preocupação do parlamentar se dá pela situação de alerta com a chegada do inverno. As estimativas revelam que esta situação tende a se intensificar de forma bastante acentuada nos próximos anos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê que a intensidade das chuvas de 2023 no estado será similar à do último ano, que provocou o maior desastre natural do século em Pernambuco, ocasionando 133 mortes.
Recentemente, Clodoaldo já havia oficiado o ministério Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional da Defesa Civil, sobre a situação. Medidas sérias e rigorosas precisam ser tomadas para que a integridade dos moradores da região seja preservada e sejam evitados os danos para a população.
“Continuarei acompanhando a questão, até que possamos celebrar juntos o funcionamento das barragens. Como único representante da Mata Sul no Parlamento, entendo que essas obras são extremamente essenciais para a nossa região e reforço meu compromisso. Esta foi uma pauta recorrente com nossos prefeitos. Seguirei cobrando sobre a questão de segurança hídrica para nosso estado”, finaliza o deputado.