Caruaru recebe 1ª Corrida de Conscientização do Autismo

Notícias
Publicado por Karol Matos
28 de março de 2023 às 12h45min
Foto: Divulgação

Próximo domingo, dia 2 de abril, é marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data é voltada para a sensibilização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Em Caruaru, o dia será comemorado com a 1ª Corrida de Conscientização do Autismo, que será realizada no próximo sábado (1º) no Parque Ambiental São Francisco.

Organizada pela Educação Especial PE e pelo Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI), a corrida dá início ao mês em que o autismo é o tema central de debates e esclarecimentos. “Usamos a data para reflexão e aprofundamento sobre o tema para desfazer preconceitos e tabus em torno do espectro autista, além de reivindicar direitos das pessoas com TEA”, explica Lidieri Barros, especialista em educação especial e inclusão e CEO do CENEETI.

A 1ª Corrida de Conscientização do Autismo terá a participação de Romel Ribeiro, mais conhecido como Romel Showman. Ele é conhecido como o maior narrador de corridas do Brasil, com quase 1300 provas no currículo. A concentração está marcada para as 7h. Os 2km de percurso serão percorridos no parque. “No evento, vamos distribuir informativos sobre o autismo e comunicação suplementar e alternativa (CSA), levando, assim, sensibilização e estimulação precoce para autonomia e melhor qualidade de vida para pessoas com TEA”, pontua Lidieri.

Para participar, é preciso fazer a inscrição no site https://educacaoespecialpe.com.br/1a-corrida-da-conscientizacao-sobre-o-autismo-2023/. A taxa de R$ 60 dá direito ao kit do atleta, composto por camisa, medalha e sacola. O Parque Ambiental São Francisco fica na Rua Sizenando Leite, s/n, bairro São Francisco.

O Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas tem como objetivo atender e alfabetizar crianças, adolescentes e adultos com dificuldades, distúrbios ou transtornos de aprendizagem, com síndromes genéticas e neurológicas, focando na aprendizagem, mas também considerando o aluno como um todo, em seu dia a dia e suas relações, com um trabalho transdisciplinar, agregando todas as terapias em um único lugar. É o primeiro centro educacional a trabalhar com Terapia Assistida por Animais (TAA) de Pernambuco. Ele fica localizado na Rua Pasteur, 220, bairro Universitário.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO