Agenda de Lula em PE será repleta de gestos e simbolismo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de março de 2023 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da quarta

Antes de cumprir sua principal agenda no Recife nesta quarta (22), quando acontecerá o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos, o presidente Lula almoça no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Na ocasião, eles também devem homologar o acordo sobre a gestão compartilhada de Fernando de Noronha, dando fim à polêmica criada no governo Bolsonaro.

Com livre trânsito na Esplanada dos Ministérios, onde tem sido recebida praticamente toda semana pelos auxiliares do presidente, Raquel, além de emplacar uma pauta positiva em parceria com a União, afasta a pecha de bolsonarista que foi colocada nela após abrir espaço para o grupo liderado por Anderson Ferreira na máquina pública estadual.

No ano passado, Lula disputou uma acirrada eleição, mas Raquel não abriu o voto para presidente e enfrentou, no segundo turno, um forte grupo que liderou a campanha do petista no estado. Nem por isso, o chefe do Planalto tem virado as costas para a tucana, o que, de certa forma, já tem gerado um ruído entre os socialistas que miram o pleito de 2024.

Naturalmente, o anfitrião da visita presidencial será o prefeito João Campos (PSB), que logo tratou de municipalizar o evento garantindo a sua realização em um equipamento gerido pela Prefeitura do Recife. E, apesar da atividade ter um caráter institucional, as eleições municipais estarão no radar, principalmente depois do retorno da aliança entre PT e PSB.

Participação
Empossado ontem (21), como novo vereador de Caruaru, Wagner do Santa Rosa (Republicanos) já participou da sessão responsável por aprovar o acréscimo do valor do auxílio-aluguel às famílias de baixa renda que estejam em vulnerabilidade social, devido às fortes chuvas do último sábado (18). A matéria foi aprovada por unanimidade.

Independência
A princípio, o vereador Wagner do Santa Rosa (Republicanos) ainda não definiu se vai atuar na base de apoio ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ou se será oposição. O recém-empossado parlamentar preferiu manter cautela e vai executar seu trabalho de maneira independente.

União
Como a coluna já tinha cantado a pedra, o tema previdência seria o responsável por aproximar o deputado Fernando Rodolfo (PL) ao ex-deputado Wolney Queiroz, que está integrado ao governo Lula. Ambos fizeram questão de registrar o momento nas redes sociais. “O começo de uma parceria pela previdência do Brasil”, garantiu Rodolfo.

Definição
O Plenário da Alepe definiu, nesta terça (21), em votação secreta, que o deputado Adalto Santos(PP) será o ouvidor-geral da Casa no biênio. Ele assume o cargo pela quinta vez consecutiva. Na ocasião, os sete membros titulares e os suplentes da Comissão de Ética Parlamentar também foram escolhidos.

Reviravolta
Demitido da Policial Civil no governo Paulo Câmara, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu reintegrar Áureo Cusneiros ao cargo anteriormente ocupado até o julgamento do processo administrativo disciplinar, com todos os efeitos funcionais e financeiros. O sindicalista participou de diversas manifestações contra o ex-gestor estadual.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO