Após assinar, durante as festividades em comemoração ao 486º aniversário do Recife, no último domingo (12), ordens de serviço para a construção e ampliação imediata de dez creches na cidade, o prefeito João Campos (PSB) participou, nesta quarta-feira (15), de uma solenidade que marcou o início das obras da Creche Municipal da Mustardinha, na Avenida Manoel Gonçalves da Luz. A unidade, que receberá um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, faz parte do pacote de obras anunciado recentemente pela atual gestão, que tem o compromisso de dobrar a oferta de vagas em creches.
“É uma alegria estar aqui realizando um sonho de tanta gente. Agradeço a todos que nasceram, cresceram e vivem aqui na Mustardinha. Todo mundo fala que educação é prioridade, mas é preciso colocar isso em prática. Por isso, nós anunciamos a construção de dez creches na cidade. O que é mais caro do que merenda, energia e manutenção é ver uma criança na rua porque não tem o direito de estar numa sala de aula, isso a gente não pode aceitar. Eu disse que em quatro anos duplicaria o número de vagas de creches na cidade e hoje nós vemos as obras em vários cantos da cidade e o trabalho acontecendo. Um dia como esse é que faz a gente ver que vale a pena se dedicar ao serviço público”, declarou João Campos na ocasião.
A nova creche da Mustardinha contará com uma estrutura moderna e completa, com cinco salas de aula, sala multiuso, biblioteca, sala dos professores, berçário, fraldário, lactário, pátio coberto, playground, diretoria, secretaria, coordenação, área de convivência, banheiros infantis, para funcionários e pessoas com necessidades específicas, copa, lavanderia e solário. O local terá capacidade para receber 131 crianças. Todas as salas serão climatizadas.
As construções e ampliações de creches na Rede Municipal do Recife fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principal objetivo qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é criar novas sete mil vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade.
O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Desde o início da gestão, em 2021, até este primeiro semestre de 2023, foram criadas cerca de 2.300 novas vagas em creches para a Rede de Ensino do Recife. Também estão sendo criadas novas vagas para pré-escola.