Reafirmando o compromisso com a transparência dos dados públicos, o Governo de Pernambuco determinou que os números mensais de criminalidade no Estado estejam disponíveis dez dias mais cedo. Agora, as estatísticas preliminares são publicadas no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) a partir do dia cinco do mês seguinte ao de referência dos dados. Além disso, aumentou a quantidade de indicadores que podem ser acessados, incluindo os casos de morte por intervenção policial e diversos tipos de furto.
As novas regras de divulgação estão definidas em portaria da SDS, publicada no último sábado (11). “A ampliação da transparência é um dos pilares da nova política de segurança pública que está sendo gestada em Pernambuco, sob o comando da governadora Raquel Lyra. É imprescindível garantir à sociedade o direito fundamental de acesso às informações. Assim, a reformulação da página de estatísticas criminais segue essa diretriz, mas vai além. Dispor desses dados de maneira mais ágil e segura nos ajuda a definir, com muito mais rapidez e eficiência, as estratégias de prevenção e repressão ao crime, na construção de um Pernambuco mais seguro para todos”, explica a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.
A portaria define que os dados consolidados estarão publicados até o 15º dia do mês subsequente no site www.sds.pe.gov.br/estatisticas. Outra novidade é o aumento do número de indicadores para consulta. Além dos homicídios e roubos, as mortes por intervenção policial passam a integrar a plataforma online de estatísticas. Esse indicador faz parte das Mortes Violentas Intencionais (MVI), que incluem homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Outro acréscimo à plataforma é o de diversos tipos de furto, que são os crimes contra o patrimônio cometidos sem violência. Entre eles, estão os furtos a agências bancárias, caixas-eletrônicos e carros-fortes, furtos de carga e de veículos. Os dados de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que compreendem os roubos e a extorsão mediante sequestro, permanecem no site. Há ainda números sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, estupro e mortes no trânsito. Esse último engloba vítimas de acidentes e atropelamentos fatais.
Policiamento ampliado em 30%
Já no primeiro mês de gestão da governadora Raquel Lyra, foi lançada a Operação Pernambuco Seguro, que aumentou o efetivo de policiais militares nas ruas em 30%. Eles reforçam especialmente os corredores de grande fluxo de pessoas, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e áreas de lazer. A Polícia Civil também incrementou as escalas de plantão e as operações nos Departamentos de Polícia da Mulher (DPMul), de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Pernambuco tem Carnaval mais seguro dos últimos oito anos
O Carnaval de 2023 foi o que registrou menos roubos em Pernambuco nos últimos oito anos. Entre a sexta (17) e a terça-feira (21) da festividade este ano, o total de roubos chegou a 932. De 2015 até 2020, nenhum Carnaval tinha registrado menos de 1.200 casos. Comparando com os 1.274 roubos ocorridos nos cinco dias da última edição da festa, em 2020, a redução deste ano chegou a 27%. Em 2015, o total de roubos entre a sexta e a terça de Carnaval foi de 1.221. O quantitativo aumentou para 1.633 em 2016 e voltou a subir em 2017, quando chegou a 1.884. No ano de 2018, houve 1.600 roubos no período carnavalesco, e em 2019, 1.427.
“Essa redução é resultado não apenas da Operação Carnaval, que teve investimento recorde de R$ 11,5 milhões, mas de todo um redirecionamento da política de segurança pública de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra. O Governo do Estado está, por meio da SDS e dos órgãos operativos, voltando seu olhar para uma polícia mais próxima da população, que entende melhor as necessidades e os anseios de quem quer se sentir mais seguro e protegido. É essa polícia próxima e eficiente que queremos construir dia após dia, junto com toda a sociedade“, avaliou a secretária Carla Patrícia Cunha.
Queda de 20% nos feminicídios
Nos dois primeiros meses de 2023, oito mulheres foram vítimas de feminicídio em Pernambuco, 20% a menos do que no primeiro bimestre de 2022, com 10 casos. Três dos crimes deste ano ocorreram em fevereiro, igual número de vítimas no mesmo mês do ano passado. Já a violência doméstica e familiar contra a mulher somou 7.806 casos em janeiro e fevereiro deste ano, o que indica que mais pernambucanas sentiram-se encorajadas a procurar a polícia para fazer denúncias. Um aumento de 37,5% em relação ao quantitativo do primeiro bimestre de 2022, que teve 5.673 vítimas. Apenas em fevereiro último, houve 3.757 vítimas de violência doméstica, 48,8% a mais em relação às 2.524 do segundo mês de 2022.
Estupros têm redução de 27,5%
Entre janeiro e fevereiro de 2023, foram vítimas de estupro 290 mulheres em Pernambuco. No mesmo período de 2022, houve 400 vítimas. Isso representa uma redução de 27,5%. Especificamente em fevereiro deste ano, 138 mulheres denunciaram terem sofrido esse tipo de crime. Uma queda de 28,5% em comparação com fevereiro do ano passado, quando 193 mulheres procuraram as delegacias por terem sofrido esse tipo de crime.
Seis Delegacias da Mulher 24 horas Começou durante o Carnaval a determinação da governadora Raquel Lyra para que o número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) com plantão 24 horas passasse de uma para seis. A medida, que esteve em vigor durante os festejos carnavalescos, foi o projeto piloto para a oficialização da mudança, que ocorreu já em março, marcando um pacote de ações voltadas para a segurança das pernambucanas. Além da delegacia do Recife, que era a única a operar nesse regime, passaram a ter atendimento ininterrupto as DEAMs também de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes (todas na Região Metropolitana), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).
Mais 12 viaturas para o combate à violência contra a mulher
O Governo de Pernambuco assegurou mais uma conquista em prol da segurança das pernambucanas. Serão distribuídas mais 12 viaturas para a Patrulha Maria da Penha (Polícia Militar) e as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Polícia Civil), fortalecendo o patrulhamento preventivo, a investigação policial e o acompanhamento de medidas protetivas de urgência no combate à violência contra a mulher. As viaturas foram obtidas pela governadora Raquel Lyra junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para as cidades de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho (RMR); Goiana e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata); Caruaru e Gravatá (Agreste); e Araripina (Sertão).
Mortes violentas intencionais recuam no 1º bimestre
No total do primeiro bimestre deste ano, Pernambuco teve 606 vítimas de Morte Violenta Intencional (MVI), o que representa -2,25% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em fevereiro de 2023 ocorreram, em Pernambuco, 315 Mortes Violentas Letais Intencionais (MVIs). No mesmo mês de 2022, haviam sido 299.
Menor índice de roubo a ônibus em oito anos
O número de roubos a ônibus nos primeiros dois meses de 2022 foi o mais baixo dos últimos oito anos no Estado. Em janeiro e fevereiro, ocorreram 91 crimes do tipo, abaixo até mesmo de 2021 (que teve 93 ocorrências) e 2022 (com 102), anos em que não houve Carnaval no Estado. No último ano em que se realizaram festejos carnavalescos antes da pandemia, em 2020, ocorreram 155 roubos a coletivos no primeiro bimestre. Entre 2015 e 2019, o total sempre esteve acima de 100 casos. Os dados são públicos, disponíveis no site da SDS.
Outros crimes violentos contra o patrimônio
Na soma dos dois primeiros meses de 2023, o total de CVPs no Estado este ano foi de 8.494, ou 3,2% a mais do que os 8.226 do período equivalente do ano passado. Esse tipo de prática criminosa inclui os diversos tipos de roubo e a extorsão mediante sequestro. Durante o mês de fevereiro de 2023, foram registradas 4.274 ocorrências de roubos. O aumento foi de 13,3% em comparação com os 3.769 casos do mesmo mês de 2022.