Burocracia segue travando nomeação de Paulo no BNB

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de março de 2023 às 00h00min
Foto: Michel Jesus

Coluna da quarta

Após vencer a disputa contra o PT do Ceará e ser convidado pelo presidente Lula para presidir o Banco do Nordeste, o ex-governador Paulo Câmara ainda tem outro obstáculo que vem sendo o responsável por travar sua nomeação na instituição: a Lei das Estatais.

A matéria foi proposta pelo PCdoB, que é presidido nacionalmente pela ministra Luciana Santos, que até pouco tempo era vice-governadora de Câmara. A lei atual exige que seja cumprida uma quarentena de 36 meses para que ex-dirigentes possam assumir a função.

No dia 16 de janeiro foi publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado o retorno de Paulo Câmara à Corte. Entretanto, ele entrou de férias do TCE, sem data para voltar ao trabalho. Enquanto a história não tem um desfecho, o ex-gestor segue distante dos holofotes, correndo o risco de perder o posto para novos concorrentes devido à espera.

Registro
Mantendo o espírito de fazer uma gestão apontada para o diálogo, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez questão de posar para uma foto ao lado do presidente Lula (PT) no encontro da Frente Nacional de Prefeitos. O tucano destacou o momento nas redes sociais.

Espaço 
Das 14 comissões temáticas existentes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, os parlamentares do PSB vão comandar quatro, incluindo a de Educação e Cultura, com Waldemar Borges, que a princípio vislumbrava a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Casa.

Confirmado 
Durante reunião realizada ontem (14) entre a bancada pernambucana, o Exército e o ministro da Defesa, José Múcio, foi comunicado que a Escola de Sargentos será construída em Pernambuco. A previsão é de que as obras comecem em 2025 e sejam concluídas em 2032.

Agro
Representante do setor agropecuário na Assembleia Legislativa, a deputada Débora Almeida (PSDB) se reuniu, nesta terça (14), com o presidente do IPA, Joaquim Neto, para levar demandas do setor. Recentemente, Débora alertou para a possibilidade da chegada da gripe aviária em Pernambuco.

Prazo de 72h
A Justiça Federal de São Paulo pediu explicações da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a União, sobre a live apresentada pela primeira-dama, Janja, no canal da TV Brasil no YouTube na semana passada. Parlamentares da oposição pediram a retirada do vídeo do ar, sugerindo uso indevido da plataforma.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO