O deputado estadual Renato Antunes (PL) iniciou sua série de visitas nas escolas públicas pernambucanas. A primeira unidade foi a Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião Leme, bairro do Ibura, no Grande Recife. Durante encontro com gestores e o corpo docente local, Antunes se colocou à disposição dos professores, percorreu toda estrutura física do local e ouviu demandas dos professores e alunos. O parlamentar, que enquanto vereador do Recife teve assento no Conselho Municipal de Educação e foi vice-líder da comissão sobre o tema na Casa de José Mariano, ressaltou a importância do acompanhamento das atividades escolares e afirmou uma série de visitas nesta semana para o sertão pernambucano.
“Quem acompanha nosso trabalho sabe do meu compromisso e empenho com a educação. Enquanto vereador do Recife, este foi um tempo sempre presente e motivo de diversos embates, requerimentos e projetos de lei. Não se pode querer melhorar a educação no Estado, distante das escolas e longe dos professores e alunos. Vamos seguir visitando, fiscalizando e cobrando melhorias para nossa rede. Eu sempre disse e torno à falar, educação não pode ser prioridade apenas em período eleitoral. Nossa jornada segue agora para o sertão, visitando unidades de Petrolina, Lagoa Grande e Salgueiro. O povo quer respostas e vamos trabalhar por mais dignidade e melhorias para os estudantes e todos os profissionais da educação em Pernambuco”, comentou Renato.
Durante a visita ao EREM que comporta cerca de 900 alunos, o deputado Renato Antunes separou um período do tempo para se reunir com os estudantes que compõem a classe representativa da unidade de ensino. Renato ouviu críticas e sugestões da classe estudantil, que além de cobrar melhorias na merenda, trouxeram cobranças quanto a inclusão nas unidades e insatisfações com o novo ensino médio.
“Eu acho muito bom ter este tempo de conversa aberta com os alunos. A gente precisa compreender que há uma expectativa em cada um de vocês, que representam toda a escola. Estou saindo desta visita com um relatório que vai virar indicação e sugestão ao poder executivo. Se é melhoria na merenda, vamos levar as sugestões que vocês apresentaram. Estou à disposição dos professores, mas também dos alunos e vamos juntos, cobrar que essas melhorias se tornem realidade. O que vocês estão fazendo e lutando hoje, certamente vai trazer benefícios para agora e para as próximas gerações que passarão por aqui”, garantiu Renato durante encontro no auditório da escola para um grupo de aproximadamente 45 lideranças estudantis
Quanto à questão da inclusão nas escolas do Estado, Renato adiantou que vai apresentar uma sugestão ao governo Raquel Lyra, de criar na rede estadual os cargos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, criando um ambiente mais inclusivo nas unidades.
“Lutei em Recife para que os AADE’s tivessem melhores condições de trabalho e que os alunos fossem assistidos por estes profissionais. Educação é um direito de todos, e vamos levar essa ideia para a governadora e sua equipe técnica. Precisamos, sim, debater e trabalhar para que Pernambuco tenha uma rede de ensino inclusiva e eficiente”, finalizou Renato.
Após as visitas nas escolas do Sertão, a caravana pela educação comandada pelo deputado deverá visitar unidades no Agreste Central.