O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central começa a liberar nesta terça-feira (7), a partir das 10h, os pagamentos do chamado “dinheiro esquecido”. Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões em dinheiro esquecido em bancos, consórcios e outras instituições.
A consulta foi liberada há uma semana e, exclusivamente através do site disponibilizado pelo Banco Central, as pessoas já podem consultar a partir de hoje quanto têm disponível e como fazer para receber os valores. Desta vez, o sistema também vai distribuir valores depositados em contas de pessoas já falecidas. Esses montantes só serão liberados para um herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
Geralmente, os valores esquecidos são fruto de contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas; contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas e com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Passo a passo
- Primeiro, acesse o site do Sistema de Valores a Receber (SRV);
- Em seguida, faça login na conta Gov.br (nível prata ou ouro). Caso não tenha conta em alguns dos dois níveis, adiante o cadastro ou aumente o nível de segurança no site ou no aplicativo Gov.br;
- Leia e aceite o termo de responsabilidade;
- Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber;
- Escolha a opção que prefere, entre as indicadas pelo sistema: “Solicitar por aqui”, para devolução do valor via Pix, em até 12 dias úteis; ou “Solicitar via instituição”, voltado para usuários que não têm Pix;
Golpes
O Banco Central ainda orienta as pessoas a ficarem atentas aos golpes que têm sido aplicados por meio de sites falsos para roubar os dados ou ter acesso às contas bancárias das vítimas. Por isso, alerta que o único site onde é possível consultar e saber como solicitar a devolução dos valores é o do Banco Central.
Confira outras orientações:
- Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
- O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição financeira que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha.
- Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.