Nova presidente da Fundaj é empossada no Recife 

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
3 de março de 2023 às 17h00min
Foto: Luís Fortes

Márcia Angela da Silva Aguiar foi empossada presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 3, no Cinema da Fundação/Museu, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Recife.

Anunciada como nova presidenta da Fundaj em janeiro, Márcia Angela foi nomeada para a função no dia 1º de fevereiro, quando teve seu nome publicado no Diário Oficial da União (DOU). Desde então, vem realizando o trabalho de transição. A presidenta tem cumprido uma intensa agenda de reuniões e visitas aos diversos equipamentos da Fundação, dialogando com servidores e apresentando seus objetivos à frente da instituição federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Idealizada pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1947, a fundação foi criada como Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em homenagem ao político abolicionista em 1949 quando se comemorava o centenário de seu nascimento. Fundação pública com regime de direito privado, a Fundaj tem como propósito preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.  

Em prol da expansão das atividades fora das fronteiras regionais, Márcia Angela garante que a Fundação terá um olhar voltado ao social, em contato com as comunidades, universidades e com a rede de ensino pública. “Um organismo como a Fundação Joaquim Nabuco precisa de gestão democrática. O desenvolvimento do trabalho terá diálogo com servidores. As atividades serão planejadas de forma cooperativa. Buscamos um trabalho articulado e a valorização desses profissionais”, afirmou a presidenta ao assumir a instituição federal.  

O compromisso afinado com o Governo Federal inclui uma atenção especial à educação pública, para que seja de qualidade, referenciada pelo social, com a valorização de profissionais que trabalham nas escolas, com parcerias mais efetivas com redes de ensino. “A Fundaj tem acervo riquíssimo e precisa fazer chegá-lo à população. Vamos aproximar a Fundaj das diversas comunidades, dando visibilidade aos trabalhos realizados”, completou a presidenta. 

Perfil
Graduada em pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Márcia Angela da Silva tem em seu currículo a atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife), além da coordenação do Observatório de Política e Gestão da Educação (Observa). A presidenta da Fundaj integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas.  

Já foi diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), diretora de Planejamento na Secretaria estadual de Educação, presidenta do Conselho Municipal de Educação de Recife, presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), coordenadora do Grupo de Trabalho “Estado e Política Educacional” (Anped), vice-presidente e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Como conselheira, a acadêmica atuou na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).  

Sua atuação internacional engloba a participação no fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges). Ela também desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos temas políticas públicas de educação, gestão da educação, educação superior e formação de profissionais da educação. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO