Cenário Político: Lessa deve ficar fora da disputa em 2024

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna do sábado

Um dos deputados mais atuantes da Alepe na legislatura passada, Erick Lessa (PP), que também representou Caruaru na Casa de Joaquim Nabuco, não deve voltar a disputar o Palácio Jaime Nejaim em 2024. Não só pela derrota eleitoral sofrida no ano passado, mas principalmente porque se enfraqueceu politicamente.

Delegado da Polícia Civil, Erick Lessa ganhou projeção política após coordenar a Operação Ponto Final em 2013, responsável por prender dez vereadores de uma só vez em Caruaru. Após isso, concorreu ao governo municipal em 2016 e por pouco não chegou ao segundo turno, sendo eleito dois anos depois como deputado estadual. Já em 2020, o resultado foi muito abaixo do esperado.

Sem mandato e sem prestígio dentro do partido, a estrutura de Lessa para manter um grupo político foi reduzida a pó, fazendo o ex-parlamentar perder aliados. Atualmente, ele dá expediente na diretoria de Recursos Humanos da Civil, com sede no Recife, o deixando ainda mais distante das discussões políticas na Capital do Agreste.

Indicativo
A quantidade de votos recebida por Erick Lessa (PP) na eleição de 2020, já sinalizava que o ex-deputado iria encontrar dificuldades para se reeleger no ano passado. Lessa já não era mais novidade entre os caruaruenses e também não conseguiu fazer um contraponto a então candidata Raquel Lyra (PSDB), que venceu com folga.

Estratégia equivocada
Apesar de sempre ter se apresentado como conservador, o deputado Erick Lessa nunca foi um bolsonarista assumido, mas passou a ser identificado como tal, após se incorporar a uma Frente Pró-Bolsonaro criada no PP. A avaliação feita nos bastidores é que o movimento atrapalhou mais do que contribuiu.

Retorno
Após ter passado o comando do Governo de Pernambuco para Priscila Krause (Cidadania) e embarcado para Portugal com os filhos no período de Carnaval, a governadora Raquel Lyra (PSDB) retorna ao estado e retoma suas funções neste final de semana. Desde o dia 16, que Krause vem tocando os trabalhos.

Alternativa
Durante o encontro do Seminário Nordestino de Agentes Públicos e Políticos, que acontece desde o dia 23 em Maceió, será lançada a chapa de oposição que disputará o comando da Uniso dos Vereadores de Pernambuco. A expectativa é que o vereador de Serra Talhada, Zé Raimundo (PP), seja candidato à presidência da UVP.

Evolução
Após cirurgia bem sucedida, o ex-ministro José Dirceu já se comunica com a família através de áudios. Ele foi internado na última quinta (23), em um hospital de Brasília, para um procedimento neurocirúrgico para drenagem. Antes da alta, ficará dois dias no quarto em observação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO