Carnaval da retomada chega ao fim com multidão no Marco Zero

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
22 de fevereiro de 2023 às 09h30min
Foto: Wesley D’Almeida

A espera foi vagarosa e envolveu sentimentos diversos, mas apenas um permeou, do início ao fim, o Carnaval do Recife 2023: exultação. Parte das mais de 2800 atrações espalhadas pelos 44 polos da festa fizeram do Marco Zero o ponto principal do êxtase coletivo deste período.

Na noite desta terça-feira (21), não foi diferente. André Rio, Nena Queiroga, Lenine, Spok, João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho honraram a despedida do maior festejo de rua do Brasil. Já com o sol raiando na Quarta-Feira de Cinzas, os foliões ostentaram pulmões cheios de fôlego, prontos para soprar para longe dois anos de angústias – e afiançar que em 2024 tem mais.

Nós estávamos muito confiantes de que faríamos um grande Carnaval porque a dedicação foi integral. A nossa diretriz sempre foi a de fazer tudo da melhor forma. E isso não é só em relação ao Carnaval, porque eu acho que em tudo o que você vai fazer na vida, você tem que dar o melhor de si“, frisou o prefeito João Campos. 

Tivemos um time muito grande envolvido e comprometido com o sucesso da festa do Recife. A gente tem mais de 6,5 mil pessoas da Prefeitura que trabalharam no Carnaval. São mais de 2,8 mil lançamentos na área de segurança do município; mais de 2 mil profissionais da saúde, com pontos do SAMU em diversas áreas; da assistência social e de diversos outros setores da gestão. E eu sempre ressalto isso porque quando a gente vê uma festa grande, bonita, funcionando, ela não é fruto do acaso, mas sim de muito trabalho e dedicação”, disse o gestor.

Mas eu também quero destacar como tem sido importante a participação do folião para o sucesso do Carnaval do Recife. A gente tem um volume muito grande de pessoas, superior a anos anteriores, mas o sentimento geral é que há um espírito de muita paz, de harmonia, de brincadeira e de leveza. As pessoas realmente estão traduzindo a saudade do carnaval e a vontade na boa brincadeira e no bom espírito do carnaval. Isso faz toda a diferença. Não adianta ter tudo pronto se não tiver as pessoas para brincarem em paz“, completou o prefeito.

Responsável por conduzir os foliões pela chegada da não esperada Quarta-Feira de Cinzas, o Orquestrão nasceu em 2016, com a ideia de ser a maior Orquestra de Frevo do mundo, sendo a grande apoteose do Carnaval. Desde então, há uma média, em cada edição, de mais 180 músicos executando juntos o ritmo. O comando fica a cargo do Maestro Spok. Com uma comoção assim, não faltou gente acompanhando.

Carnaval do Recife
O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO