Cenário Político: eleição da Amupe promete ser agitada

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da terça

Passada a eleição que definiu a nova mesa diretora da Alepe, as atenções se voltam para a eleição que definirá a direção da Amupe para o próximo biênio. Alguns prefeitos defendem publicamente uma chapa de consenso, o que pode não acontecer.

Perto de completar um ano à frente do comando da Prefeitura de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem buscado voos mais altos e já vem se apresentando como pré-candidato à presidência da associação, tendo em vista que as chapas ainda podem ser oficializadas até o dia 17 desse mês.

Rodrigo pode ganhar uma adversária de peso: a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Ela já comunicou aos mais próximos que deve mesmo entrar na disputa para presidir essa, que é uma das associações municipalistas mais atuantes do país.

Apesar de Pinheiro ser filiado ao mesmo partido da governadora Raquel Lyra (PSDB), ela não deve se envolver no projeto do seu ex-vice, o que de certa forma fortalece Conrado por gravidade, que, caso vença, será mais uma mulher a assumir um importante cargo político no estado.

Novo comando
Se o cenário na Amupe caminha para ser de disputa, ontem (6), o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), foi aclamado por unanimidade para presidir o Coniape no biênio 2023-2025. A assembleia aconteceu em Caruaru e além da presidência, também foi eleita uma direção executiva.

Compromisso
Após visitar área de deslizamento em Olinda, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reúne nesta terça (7), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Recentemente, a tucana esteve visitando outras pastas federais em busca de recursos para Pernambuco.

Articulação
Ex-deputado federal, Sebastião Oliveira revelou à coluna que existem tratativas para que ele venha a ocupar um espaço no governo Lula. O Avante teve um papel importante na campanha que elegeu o petista numa dura batalha contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Reapresentação
Enquanto Sebastião Oliveira não é anunciado no governo Lula, o ex-deputado federal seguirá dando expediente na Alepe, onde está à disposição da 1ª Secretaria. Sebá é médico concursado na Assembleia Legislativa e já esteve na Casa na última quinta (2) e sexta-feira (3).

Mudança definitiva
Na noite de ontem (6), o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, se mudaram de vez para o Palácio da Alvorada. Eles estavam morando em um hotel no centro de Brasília, enquanto a residência oficial passava por reformas. Entre as reparações, vidros de janelas rachados, sofás e tapetes rasgados, além de tetos com infiltração.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO