Cenário Político: vitória de Pacheco abala bolsonarismo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Roque de Sá

Coluna da quinta

Apesar de o resultado não ter sido com um número expressivo, como se imaginava há algumas semanas, a recondução de Rodrigo Pacheco (PSD) à presidência do Senado foi uma grande derrota, não só para Rogério Marinho (PL), mas principalmente para o bolsonarismo, que apostou todas as fichas na sua candidatura.

Na prática, Pacheco era o candidato do Planalto, já que grande parte da base de apoio ao presidente Lula gastou energia para derrotar Marinho, que contou com a presença da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pedindo votos aos aliados de Jair Bolsonaro (PL), recluso nos EUA desde o fim do ano passado.

Além do presidente do Congresso ser um dos primeiros na linha de sucessão presidencial, bolsonaristas sonhavam com Marinho no comando da Casa Alta para colocar em andamento um processo de impeachment contra o ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes.

Com o novo revés sofrido, Bolsonaro vai precisar rever os planos e permanecer por mais tempo fora do país, já que a cada dia o cerco tem se fechado ainda mais, com novas revelações que têm surgido. O PL, por sua vez, vai precisar recalcular sua estratégia de atuação, considerando que o ex-presidente só tem atraído problemas para a sigla.

Dissidente
Da bancada pernambucana no Senado, Fernando Dueire (MDB), que está substituindo o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), foi o único a apoiar Rogério Marinho (PL). O emedebista mostrou personalidade e independência ao votar de acordo com suas convicções.

Recorde
Dos 513 deputados que foram empossados nesta quarta (1º), na Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP) recebeu 464 votos para seguir na presidência da Casa. Com o expressivo resultado, ele se tornou o mais votado da história para assumir o posto.

Imprevisto
A deputada Simone Santana (PSB) e o deputado Doriel Barros (PT) foram pegos de surpresa na votação que elegeu a nova Mesa Diretora da Alepe na noite de ontem (1º). Eles faziam parte da chapa que elegeu os outros 12 cargos, mas foram derrotados por Aglailson Victor (PSB) e Francismar Pontes (PSB).

Estreia
Formado por duas mulheres, o coletivo Pretas Juntas (PSOL), representado na Câmara do Recife por Elaine Cristina, tomou posse ontem (1º). A vaga era de Dani Portela (PSOL), que assumiu uma cadeira na Alepe. Esse é o primeiro mandato coletivo a ocupar um espaço na Casa de Joaquim Nabuco.

Retorno
Após um breve recesso, a Câmara de Caruaru retoma hoje (2) os trabalhos legislativos. Na última segunda (30), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) encaminhou quatro projetos de lei que serão lidos nesta quinta. Um deles é referente à criação do “Censo da Pessoa com Deficiência” no município.

Encontro 
O presidente da Câmara de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), coordenou uma reunião com vereadores da UVP, na tarde desta quarta (1º), na Capital do Agreste. O encontro foi bastante prestigiado e contou com a participação de parlamentares de diversos municípios.

Segurança
A vereadora de Caruaru, Kátia da Rendeiras (Republicanos), solicitou a criação de uma delegacia no bairro que representa. Na justificativa, a parlamentar afirma que o único posto policial foi desativado há anos e uma delegacia diminuirá a incidência de assaltos que têm acontecido na localidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO