Os foliões de Olinda, e de todo o mundo, elegeram o Maestro Oséas e Zé da Macuca como homenageados do Carnaval 2023. A votação ocorreu em duas formas: através de uma urna eletrônica itinerante e pelo site oficial da Prefeitura de Olinda, o que permitiu uma maior participação popular. A votação foi finalizada nesta terça-feira (24), e contabilizou 41.088 mil votos, com 10 personalidades participando da disputa em duas categorias.
“Foram mais de 40 mil votos e é com alegria que anuncio os vencedores. Maestro Oséas, que tem feito história não só aqui na cidade de Olinda, mas no Estado de Pernambuco e no Brasil e que muito representa a nossa cidade. E com o mesmo entusiasmo, quero chamar o representante do Zé do Macuca, seu filho que conhece bem toda história e raízes dessa família maravilhosa”, comemora o prefeito Professor Lupércio.
Oséas Leão de Souza, mais conhecido como Maestro Oséas, foi o campeão na categoria ‘Em vida’, arrematando 6.991 votos, que representam 37,04% do total. “Eu não esperava, mas agradeço todos os foliões de Pernambuco porque não foi só de Olinda. Eu sem minha orquestra, não sou ninguém”, fala emocionado o Maestro Oséas.
Já na categoria ‘In Memoriam’, o saudoso José Oliveira Rocha, o Zé da Macuca, foi alvo do reconhecimento pelo público, conquistando 9.111 votos, sendo 41,01% dos registrados. “É difícil até de descrever, receber o maior título em nome do meu pai, da maior festa popular, genuína, irreverente e democrática do mundo. É a coroação de uma vida integralmente dedicada ao ativismo cultural”, afirma Rudá Rocha, filho do homenageado In Memoriam, Zé da Macuca.
A movimentação cultural, que já se tornou parte do calendário da festa na cidade, enaltece a memória, a criatividade e todo o legado dos artistas. A urna eletrônica esteve à disposição, das 10h às 17h, em dois locais: Prefeitura de Olinda e Shopping Patteo, seguindo uma programação pré-estabelecida.
“OIinda, Carnaval dos Sonhos”, tema da Festa de Momo em 2023 na Marim dos Caetés, tem realização da Prefeitura de Olinda e Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo. A menos de um mês pro Carnaval, a cidade tem 98% de taxa de ocupação na rede hoteleira.
O início da festa na cidade acontece no dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira. No último Carnaval, de 2020, 1,5 milhão de pessoas de outros Estados passaram pelo município. Além disso, 400 mil foliões vieram de outros países. Para este ano, são esperados aproximadamente 2 milhões de turistas.