Mais de 10 mil RGs foram emitidos pela Prefeitura de Gravatá em 2022

Notícias
Publicado por Karol Matos
17 de janeiro de 2023 às 15h03min
Foto: Nilson Silva/SECOM

O Gabinete de Identificação de Gravatá realizou, no ano de 2022, mais de 10 mil emissões de documentos de identidade. Desde a retomada da seção, em março de 2021, foram 16 mil RGs confeccionados, um número nunca visto na gestão municipal, que atualmente estipula uma meta de pelo menos 40 emissões do documento por dia.

Para facilitar os agendamentos dos usuários que precisam emitir RG, o agendamento passou a ser realizado pelo site disponibilizado pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), ou presencialmente, às segundas-feiras, no gabinete de identificação, que fica na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, por trás do Paço Municipal.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, fala do motivo pelo qual a prefeitura se empenhou nesse tipo de serviço. “O compromisso com as pessoas, responsabilidade e dever são os motivos do nosso empenho. Não podíamos admitir pessoas de madrugada na porta da prefeitura tentando marcar uma ficha, que eram apenas oito por dia. Hoje, temos uma agenda média diária que chega a 40 atendimentos por dia. O empenho e respeito para com as pessoas tem feito a diferença e essa é uma das solicitações do nosso prefeito, Joselito Gomes, que o setor de Identificação tem realizado diariamente”, explicou.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h e das 13h às 18h.

Histórico
Atualmente, há uma realidade bem diferente do que foi encontrado quando a gestão do prefeito Joselito Gomes assumiu a administração em janeiro de 2021. Para tanto, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil foi encarregada de reativar o serviço de identificação. De janeiro a março daquele ano, o setor de identificação começou a passar por mudanças, já que o mesmo foi encontrado sem computadores e em situação negativa para o atendimento ao público. Hoje, o espaço conta com ampla sala de espera, climatizada, e as pessoas não precisam chegar de madrugada na prefeitura para serem atendidas. Antes, havia também registro de atendimentos limitados a 8 emissões de RGs por dia, em meio expediente de atendimento, o que totaliza um número bem inferior ao que é contabilizado nos anos de 2021 e 2022.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO