PSOL vai ao STF contra deputados eleitos pelo PL-PE

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
13 de janeiro de 2023 às 18h00min
Foto: Divulgação

O presidente do PSOL em Pernambuco, Tiago Paraiba, entrou com uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF), contra parlamentares eleitos pelo PL no estado. Os alvos são o deputados diplomados, Coronel Alberto Feitosa (estadual) e Coronel Meira (federal), que estão sendo acusados de incitação aos atos antidemocráticos. 

Ambos os parlamentares, segundo o PSOL, utilizaram as redes sociais durante toda a campanha de 2022 para estimular os seus seguidores e apoiadores a praticar atos antidemocráticos e também reeleger o presidente Bolsonaro. 

Insatisfeitos com o resultado das eleições, os deputados voltaram a incitar seus eleitores, sugerindo intervenção militar, com a atuação das forças armadas na promoção de golpe de estado. No último dia 08/01, quando houve a invasão terrorista ao Palácio do Planalto, na sede do STF e ao Congresso, tanto Meira quanto Feitosa voltaram a estimular em suas redes sociais as invasões, assim como fizeram os deputados eleitos Clarissa Tércio (federal) e Júnior Tércio (estadual), do PP”, diz o texto do PSOL.

A representação pede investigação e apuração  das responsabilidades dos parlamentares (em exercício, eleitos e  diplomados); suspensão das redes sociais dos representados, posto que são utilizadas para a prática e fomento ao crime; quebras de sigilo telefônico e telemático e a apreensão dos passaportes, considerando o iminente risco de fuga. 

O deputado estadual eleito, o Sr. Alberto Jorge Do Nascimento Feitosa publicou em sua conta pessoal do Instagram um série de mensagens e vídeos incitando a participação de cidadãos na realização de atos antidemocráticos, estimulando a promoção do ódio contra as instituições democráticas, em especial a Justiça Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal, em virtude de seu descontentamento com o resultado das últimas eleições presidenciais realizadas no ano passado“, frisa o PSOL na decisão.

Já o deputado federal eleito Luiz de França e Silva Meira realizou postagens incentivando a realização de atos terroristas praticados no dia 08/01/2023. Publicou vídeo enaltecendo também às forças armadas e requerendo intervenção militar”, pontua o partido.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO