Decreto de Raquel afeta secretarias de Saúde e Educação de Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
12 de janeiro de 2023 às 06h45min
Foto: Divulgação/PMC

O decreto 54.393/2023, assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) na primeira semana de governo, afetou, entre os diversos setores do âmbito estadual, também o município que ela mesma comandou por pouco mais que 5 anos.

Caruaru teve boa parte dos servidores lotados na Secretaria de Saúde atingidos pela determinação que estabeleceu o retorno dos trabalhadores aos órgãos de origem, num prazo máximo de 5 dias. A informação foi dada na Radio Jornal Caruaru, durante entrevista do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que há menos de 1 ano era vice de Raquel.

De acordo com apuração do Blog Cenário, além da Saúde, a pasta de Educação foi outra entre as mais afetadas. Apesar disso, pelo menos em Caruaru, os servidores cedidos “continuaram trabalhando”, mesmo após a determinação, segundo Rodrigo. O município enviou uma lista com os nomes dos efetivos do Governo do Estado que atuam na cidade, solicitando a renovação da cessão.

“Nesses primeiros dias estamos ajustando a questão dos servidores. Alguns servidores que eram cedidos, que estavam cedidos aqui para Caruaru e, por conta do decreto, tiveram que voltar às suas secretarias de origem, principalmente a Secretaria de Saúde. Mas, continuaram aqui trabalhando, a gente conversou, já mandamos a lista para lá [Governo do Estado]. Claro que a gente precisa desses servidores aqui em Caruaru e os primeiros diálogos são esses, questão de arrumação de pessoal, de RH propriamente dito”, afirmou o prefeito

Entrevista concedida à Rádio Jornal Caruaru em 10 de janeiro

Nossa reportagem solicitou, desde terça-feira (10), quando a entrevista foi ao ar, o número de servidores cedidos pelo Governo do Estado à Prefeitura de Caruaru, mas os dados não foram disponibilizados. Apesar disso, foi enviada uma nota.

“A Prefeitura de Caruaru, esclarece que a convocação dos servidores do Governo do Estado de Pernambuco, cedidos para a gestão executiva municipal, é um movimento administrativo e de controle do estado. A prefeitura também informa que mantém o diálogo com o Governo, a fim de renovar as cessões dos servidores, com o intuito de garantir a continuidade da prestação dos serviços à população de Caruaru”, diz o texto da gestão municipal.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO