Na manhã desta quarta-feira (4) aconteceu, no auditório da Secretaria de Saúde, uma reunião entre representantes da gestão municipal (Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer; Secretaria de Comunicação Social e Imprensa; Secretaria de Segurança e Defesa Civil; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação; Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano; CIG) e da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Tutelar, da Celpe e da Compesa para ajustes sobre questões essenciais para garantir a segurança na Festa de Reis 2022.
A gestão trouxe para os representantes das secretarias e instituições o plano para a execução das ações durante o evento e ouviu cada um dos convidados a fim de chegarem no melhor caminho de cooperação para a realização da festa com ordem e manutenção do bem-estar de todos.
O acesso ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar será feito por três entradas, uma nas imediações da escola Capitão José Primo, outra próxima ao vagão do trem estacionado perto da Estação do Artesão e a terceira nas imediações da Quadra do Povo. Em cada uma das entradas, seguranças irão fazer a vistoria e troca de recipientes de bebidas em embalagens de vidro ou material perfurocortante por garrafas de plástico.
No quesito acessibilidade, uma área será reservada para que pessoas com deficiência possam assistir às apresentações com segurança, num local próximo ao palco.
O Conselho Tutelar estará com sua equipe de plantão no pátio para evitar que menores de 18 anos tenham acesso a bebidas alcoólicas por parte dos comerciantes do evento, bem como outros riscos e situações que possam prejudicar a integridade dos menores. O telefone para contato e denúncias é (81) 98871-5153.
Já na segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal irão atuar em conjunto para impedir e coibir motim, tumulto ou desordem que gere agressões, bem como furtos, roubos e incêndios.
O Corpo de Bombeiros atuará também em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para primeiros-socorros e deslocamento de pessoas que, porventura, precisem de atendimento médico para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gravatá.
O abastecimento de água e o fornecimento de energia estarão assegurados pelas equipes da Compesa e da Celpe, respectivamente, que atuarão com equipes 24h para que o bem-estar de gravataenses e visitantes esteja assegurado.
O trânsito nos dias do evento será interditado na Ponte Antônio Avelino da Silveira (Ponte do Camelo), Rua Régis Velho e parcialmente na Rua João Pessoa, a partir das 18h. Haverá também interdições no domingo (08), a partir das 16h, na Rua Vereador Elias Torres, Av. Félix Sobrinho, Rua Sete de Setembro, Rua Régis Velho, Av. Joaquim Didier, Rua Cleto Campelo e Rua Ruy Barbosa apenas enquanto passar o cortejo de fiéis. Outra interdição será mantida na Rua Ruy Barbosa, na lateral da Igreja Matriz de Sant’Ana por conta de palco que será instalado para missa campal.
”A expectativa é a melhor possível. Nós trabalhamos durante o Natal já pensando na Festa de Reis, que é uma festa tradicional aqui na cidade e a partir do nosso planejamento, orientado pelo prefeito Joselito, nós viemos aqui, junto com todos os órgãos que fazem parte da infraestrutura para que essa festa seja um sucesso, viemos apresentar nosso planejamento e ouvir as necessidades que cada um, porventura, tenha, para que possamos fornecer um produto de qualidade para gravataenses e visitantes”, afirmou o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado, que conduziu a reunião.