Cenário Político: MST pode ter candidata a prefeita em Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foro: Divulgação/MST

Coluna da quinta

Com a chegada de Rosa Amorim (PT) à Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pode investir no nome da deputada eleita para a disputa municipal. Internamente, petistas já trabalham com a possibilidade de Rosa concorrer à Prefeitura de Caruaru em 2024.

Em 2020, o PT lançou Marcelo Rodrigues para disputar o comando do Palácio Jaime Nejaim. O advogado, que nunca ocupou nenhum cargo eletivo, recebeu 2,90% dos votos válidos. Já para o Legislativo, a sigla perdeu o espaço que ocupava na Câmara Municipal, mas por muito pouco não conseguiu eleger o dirigente estadual do MST, Edilson Barbosa, para vereador.

Caso a candidatura de Rosa se torne realidade, pesará contra ela o fato de ter passado alguns anos atuando politicamente fora da cidade. Prova disso foi a sua votação em Caruaru. Dos 42.632 votos recebidos, apenas 4.169 deles foram no município.

Mesmo podendo contar com o apoio da senadora eleita Teresa Leitão (PT) e do próprio presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rosa Amorim precisará direcionar as ações do seu mandato para o município, com o intuito de ampliar suas bases e dialogar com outros setores para além do MST e da esquerda.

Mesa diretora
Rosa Amorim foi eleita na Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB. O conjunto de partidos conta com 7 deputados estaduais e visa conquistar a primeira secretaria da Alepe na próxima legislatura. Nessa semana, o bloco recebeu o reforço de Dani Portela (PSOL).

Regulamentação
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, aprovou, nesta quarta (14), o projeto do deputado federal Carlos Veras (PT), que regulamenta a profissão de bartender, barman e barmaid, que são as trabalhadores responsáveis pelo preparo de drinks, coquetéis e bebidas.

Indicação
O Solidariedade apresentou o nome da deputada Marília Arraes para o Ministério da Previdência. A pasta foi desmembrada do Ministério do Trabalho, que será ocupada por Luiz Marinho. O presidente eleito convocou os partidos para novas conversas, com objetivo de avançar na definição dos espaços no futuro governo.

Aprovado
O TRE-PR aprovou a prestação de contas da campanha do senador eleito pelo Paraná Sergio Moro (UB). A Justiça Eleitoral indicou inconsistências de informação nas contas do ex-juiz, mas ele apresentou as informações solicitadas. O julgamento começou na terça (13) e o resultado com a aprovação foi confirmado ontem (14).

Despedida
Em discurso emocionado, a senadora Simone Tebet (MDB) se despediu do Senado nesta quarta (14). A parlamentar, que disputou a presidência da República este ano, é cotada para assumir um ministério no governo Lula. Simone foi peça importante para a vitória do petista.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO