Coluna da quarta
Apesar de ainda faltar pouco menos de dois anos para as eleições municipais, nos bastidores as contas para 2024 já começaram a ser feitas. Com a não reeleição de Erick Lessa (PP), José Queiroz (PDT) e Tony Gel (PSB) para a Alepe, os grupos dos três deputados perderam força no cenário político local.
No campo da oposição, apenas Raffiê Dellon (UB) tem mantido visitas a apoiadores. Entretanto, ele vem de três derrotas eleitorais e já não é mais novidade. Suas movimentações isoladas no último pleito, como por exemplo o apoio a Marília Arraes (SD) para o Governo do Estado, não foram bem recebidas por sua base.
Na Câmara Municipal, dois vereadores podem surgir como surpresa na disputa pelo comando do Palácio Jaime Nejaim: Anderson Correia (PP) e Perpétua Dantas, que atualmente é filiada ao PSDB, mas vai migrar para o PV assim que a janela de transferência partidária for aberta. Ela, entretanto, pode esbarrar na federação, que também tem como alternativa a deputada eleita Rosa Amorim (PT).
Único deputado com domicílio eleitoral em Caruaru que garantiu a reeleição, Fernando Rodolfo (PL) também pode ser uma opção para concorrer ao Executivo municipal. Pesa contra ele a queda da votação no município, quando saiu de 28.597 votos em 2018 para 6.265 em 2022, resultado de uma atuação mais intensa em outras cidades.
Pinheiro tem conduzido bem a máquina pública e apresentado números positivos na Capital do Agreste. Além disso, o gestor tem um grande volume de obras e ações para entregar nos próximos meses, o que pode contribuir para consolidar seu modelo de administração no município.
Caso haja um afastamento entre Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra (PSDB), a futura governadora será a única que, na prática, terá condições de apresentar um nome que pode disputar em tom de igualdade com o tucano. Daqui para lá, a boa relação entre os dois será essencial para que a conta feche a favor do atual gestor.
Prestígio
Perto de encerrar um ciclo de 24 anos na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz (PDT) reuniu políticos de todas as vertentes para comemorar meio século de vida, na última segunda (12). Com bom trânsito em Brasília, o pedetista recebeu de presidente da Casa a futuro ministro.
Reviravolta
Além de Luciano Bivar ter conseguido na Justiça uma liminar para disputar a presidência do Sport, a comissão eleitoral encontrou algumas irregularidades na chapa de Yuri Romão, que podem deixar o atual presidente de fora da disputa. A eleição será na próxima sexta-feira (16).
Conclusão
Aconteceu nesta terça (13), no CCBB Brasília, o encerramento do trabalho dos 32 grupos técnicas do gabinete de transição. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente e anunciou o ex-ministro Aluízio Mercadante para ocupar a presidência do BNDES.
Auxiliares
Futuro ministro da Fazenda de Lula, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou ontem (13) os primeiros nomes da equipe econômica. Gabriel Galípolo será secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Já Bernard Appy, fica como secretário especial da Reforma Tributária.