Cenário Político: Múcio engrandece futuro governo Lula

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação/TCU

Coluna da segunda

Indicado por Lula para comandar o Ministério da Defesa, o nome de José Múcio foi bem recebido por setores da política e das Forças Armadas, com quem possui um bom diálogo. Com um perfil conciliador, Múcio vai trabalhar para buscar um equilíbrio entre o futuro chefe do Planalto e militares, que possuem um maior alinhamento com o bolsonarismo.

Essa será a segunda vez que José Múcio passará pela Esplanada dos Ministérios. Entre 2007 e 2009, o pernambucano foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais, mas renunciou ao cargo para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União. A retidão de Múcio por todos os espaços onde passou notabiliza não só a pasta, mas todo o governo.

Em uma gestão na qual, naturalmente, a maior parte dos ministérios será composta por aliados ideológicos do futuro presidente, a presença de José Múcio abre portas para o diálogo com outros setores da sociedade, onde os petistas ainda encontram uma grande dificuldade de adentrar.

Destaque nacional
Mesmo antes de assumir o mandato de senadora, a deputada Teresa Leitão (PT) tem sido bastante solicitada por veículos de comunicação a nível nacional para tratar sobre Educação. A petista integra o grupo de transição sobre o tema e vem dando uma contribuição importante.

Diplomação
Eleitos no dia 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira (12). A cerimônia onde os dois receberão os documentos assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, está marcada para acontecer a partir das 14h.

Orçamento
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), colocou na pauta da Casa, nesta segunda (12), o início das discussões sobre a PEC da Transição. Entretanto, a votação deve acontecer apenas na terça (13). No Senado, o texto foi aprovado por 64 a 13 votos.

Concorrência
Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o senador Eduardo Girão (Podemos) lançou seu nome à presidência do Senado. As eleições para a nova composição da mesa diretora acontecem em 1° de fevereiro de 2023. Com isso, três nomes já estão postos para concorrer ao comando da Casa Alta.

Econômico
Apoiadores de Bolsonaro foram até o Alvorada, ontem (11), com a expectativa de ouvir o pronunciamento de Bolsonaro, mas saíram de lá apenas com um “boa noite”. O presidente ainda abraçou uma criança e chorou, como tem feito nas suas últimas aparições públicas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO