Cenário Político: FBC se despede da vida pública “por cima”

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de dezembro de 2022 às 06h00min
Foto: Waldemir Barreto

Coluna da sexta

Após 40 anos dedicados à vida pública, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) se despediu oficialmente da política. A definição já tinha sido anunciada desde quando ele decidiu não disputar nenhum cargo eletivo este ano e se empenhar na candidatura de Miguel Coelho (UB) ao Governo do Estado. 

FBC foi prefeito de Petrolina, deputado estadual e federal, senador da República, secretário de Desenvolvimento Econômico e ministro da Integração Nacional, além de também ter atuado como líder do governo Bolsonaro no Senado. Durante esse período, o político articulou diversos investimentos fundamentais para o desenvolvimento do Sertão do São Francisco.

Há um ano, o emedebista disputou com outros dois senadores a vaga no Tribunal de Contas da União que caberia ao Senado, mas recebeu apenas 7 votos e foi derrotado. Apesar disso, o resultado negativo não apaga as principais marcas de Fernando Bezerra construídas ao longo das quatro décadas, que é a sua capacidade de articulação e a busca de consenso nos espaços por onde passou, fazendo dele um político respeitado por aliados e opositores.

Orçamento
Na última quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao próximo ano. De acordo com a projeto, a estimativa da receita para o Governo do Estado será de R$ 43,8 bilhões. Já a Alepe, contará com R$ 832 milhões para suas despesas.

Antecipação
O presidente Lula realiza uma coletiva com a imprensa nesta manhã para anunciar os primeiros nomes do seu governo. A ideia era de que os auxiliares fossem revelados apenas após a diplomação do petista. A informação foi confirmada ontem (8), pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Relação
Caso a deputada federal Marília Arraes (SD) seja mesmo oficializada, nos próximos dias, como ministra do Turismo, no governo Lula, ela vai precisar assimilar de vez a derrota eleitoral para o Governo do Estado contra Raquel Lyra (PSDB) para que as duas possam trabalhar unidas pelo Estado.

Militares
Nome certo para o Ministério da Defesa, José Múcio Monteiro deve oficializar hoje (9) os comandantes da Aeronáutica, Exército e Marinha. Além de Múcio, Lula também deve anunciar Fernando Haddad para a Fazenda, e o senador eleito, Flávio Dino, para a Justiça e Segurança Pública.

Decisão
O TSE marcou para a próxima quinta-feira (15) o julgamento que vai decidir se o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (UB), poderá ou não assumir uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná. O registro de candidatura de Moro é contestado pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO