Na tribuna, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB) afirmou, na sessão ordinária desta terça (29), que foi firmado um convênio entre o município e a Unimed Caruaru. A iniciativa, que partiu de uma solicitação do gabinete do vereador, visa ofertar aos servidores públicos municipais efetivos e comissionados os serviços médicos oferecidos pela cooperativa de saúde privada. Bruno declarou que vem dialogando com o Poder Executivo desde 2020, enquanto a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) ainda era prefeita da cidade.
“No primeiro momento provocamos a prefeita que nos direcionou para a secretária de Saúde, na época, Ana Maraíza e a partir daí iniciamos um diálogo diante de alguns questionamentos dos servidores e da possibilidade de ter um plano de saúde mais acessível”. Lambreta ainda comunicou que está discutindo a possibilidade de estender o convênio aos servidores do Poder Legislativo.
Na ocasião, os parlamentares aprovaram 41 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações e discutiram temas como as estradas da zona rural, serviços públicos e os cortes de verba das universidades, institutos federais e da Operação Carro-Pipa, programa que leva água potável a um 1,6 milhão de nordestinos. Os cortes se deram por iniciativa do governo federal.
O presidente da Casa e a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) manifestaram repúdio ao Governo pelos cortes. Bruno afirmou que só em Pernambuco, são 105 municípios afetados. Dantas declarou que tal atitude só pode ser entendida como uma retaliação por parte do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), inconformado com o resultado das eleições
Ainda sobre a zona rural de Caruaru, Lula Tôrres (PSDB) agradeceu governo municipal pela manutenção das estradas que ligam os Sítios Peladas e Alecrim a BR. Ele informou que os serviços foram iniciados nesta terça-feira. Bruno Lambreta, disse que foi informado pelo Executivo que os recursos que facilitarão a retomada das ações de pavimentação asfáltica no 4º Distrito foram destravados e em breve as obras vão ser iniciadas.
Jorge Quintino (SD) e Fagner Fernandes (PDT) fizeram um apelo ao Executivo para que sejam retomadas as atividades do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). Quintino ressaltou o momento histórico de descaso com meio ambiente e disse que vai dialogar com o prefeito para que seja criada uma Secretaria de Meio Ambiente no município. Jorge também pontuou a pouca valorização dos guardas florestais, que atualmente trabalham, por empenho, sem direito a férias e décimo terceiro.