Cenário Político: o recado das urnas ao PSB

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de novembro de 2022 às 08h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da segunda

Com a derrota de Danilo Cabral no último dia 2 de outubro, o Partido Socialista Brasileiro encerra, este ano, um ciclo de 16 anos à frente do Executivo estadual. Pernambuco é considerado o berço da legenda no país e manter a hegemonia sempre foi prioridade.

Mesmo elegendo a maior bancada de estaduais e federais em Pernambuco, o PSB diminuiu de tamanho na Câmara Federal, passando de 24 para 14 deputados, fazendo a sigla perder influência no Congresso Nacional.

Distante do Palácio do Campo das Princesas a partir do ano que vem, a Prefeitura do Recife, comandada por João Campos, será o principal refúgio dos socialistas. Com o método para vencer eleição encontrado, a oposição disputará cidades de médio e grande porte, exigindo que o PSB se reinvente neste curto período para não perder o que tem.

Alerta
O fortalecimento da direita em Pernambuco nas eleições deste ano, principalmente na capital pernambucana, serve de aviso para João Campos. Em 2020, o eleitor recifense levou o PSB e o PT ao segundo turno. Já em 2022, com o apoio de Lula, Marília Arraes (SD) obteve apenas 34,68% dos votos válidos. 

Ponte
Com o nome ventilado para assumir um ministério no governo Lula (PT), o governador Paulo (PSB) pode ser o elo entre o Governo Federal e os socialistas pernambucanos. O movimento não deixaria o partido isolado no estado, já que não comandará terá mais o comando do governo de Pernambuco.

Retorno
Após alguns dias de descanso, a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), retoma suas atividades esta semana. O principal foco da tucana deve ser a transição. O governador Paulo Câmara (PSB) já fez a indicação dos seus nomes, faltando apenas Raquel fazer o mesmo. Priscila Krause (Cidadania) deve ser a coordenadora. 

Descumprimento 
Mesmo com a recomendação do Ministério Público Federal para que a Polícia Rodoviária Federal atue contra manifestantes que estão nas imediações do Comando Militar do Nordeste, o que se viu no último final de semana foi um grande número de apoiadores no local, protestando contra o resultado das urnas, prejudicando o trânsito na BR-232.

De volta
Depois de uma semana de folga na Bahia, o presidente eleito, Lula (PT), retoma os trabalhos a partir desta segunda (7). Apesar de ter incumbido o vice, Geraldo Alckmin (PSB), de coordenar a equipe de transição, o petista é quem dará a palavra final em algumas etapas do processo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO