Em Petrolina, o turismo está entre as atividades econômicas mais fortes, juntamente com a agricultura e o comércio. Para fortalecer ainda mais o setor, a prefeitura montou três stands na 29ª edição do Agrinordeste, maior evento indoor de Agronegócio do Norte-Nordeste que acontece até 4 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
As equipes da prefeitura estão apresentando aos visitantes da feira os potenciais turísticos da cidade. Em pleno Sertão pernambucano, Petrolina é cortada pelo Rio São Francisco, tem ilhas, como a do Rodeadouro que tem imenso potencial turístico, e pontos como o Serrote do Urubu. Os atrativos ainda incluem a Oficina do Artesão Mestre Quincas, a Porta do Rio, o Bodódromo/Centro gastronômico e a Catedral.
O prefeito Simão Durando (UB) que esteve presente na feira, ressaltou que a gestão municipal não tem medido esforços para alavancar o turismo da cidade. “Investimentos em segurança, limpeza, infraestrutura e manutenção dos espaços e patrimônios públicos, além de promoção de atividades de lazer e incentivo à cultura, são algumas das ações que nossa gestão tem contribuído para que o município se torne um dos principais destinos dos turistas que chegam ao estado”, destacou.
O gestor ainda ressaltou a elaboração do Plano Municipal do Turismo e a reforma do Centro de Convenções que irão fortalecer ainda mais o setor. “Nós estamos em um município com inúmeros potenciais e vamos continuar avançando para que a nossa cidade permaneça referência para o Brasil. O Plano Municipal do Turismo vem para ajudar e nortear o trabalho da gestão, mostrando uma radiografia da cidade, onde se deve investir, como se deve investir e quais são os locais que têm potencialidade. Além disso, temos o nosso Centro de Convenções, que já está em reforma, o investimento de R$ 44 milhões que vai alavancar o turismo de negócios”, explicou o prefeito Simão Durando.