A Prefeitura do Recife entregou mais um lote dos novos quiosques da orla da cidade. Nesta sexta-feira (28), o prefeito João Campos (PSB) entregou simbolicamente um deles ao permissionário. Os novos equipamentos garantem maior qualidade, segurança, acessibilidade e conforto para comerciantes e clientes.
Até a próxima semana, 50% das novas instalações já estarão em funcionamento com atendimento ao público, somando 30 unidades. Com recursos próprios, a Prefeitura licitou o valor de R$ 8,6 milhões para a construção das novas instalações. O gestor ainda conferiu o mutirão do Recife Limpa que foi realizado no local, na Avenida Boa Viagem.
“Vamos chegar ao início de novembro com a metade dos quiosques entregues. São 30 espaços requalificados. Uma ação da Prefeitura do Recife feita sempre com muito diálogo para a gente fazer o melhor uso desta área tão importante. Os quiosques estão muito mais organizados, com área maior, sem o pilar central que os permissionários reclamavam. Também há uma área coberta maior e um vão livre dentro do espaço”, explicou o prefeito João Campos.
“Fizemos ouvindo os permissionários para ficar o melhor possível para todos e todas. E lembrando: surgiu fake news em relação aos quiosques falando que eram um valor absurdo, e não é. Essa foi uma informação errada, que divulgaram dizendo que eram menos quiosques, com uma área menor e com valor maior. Tentaram confundir tudo. O valor está dentro do padrão construtivo, de qualidade, com preço justo para a nossa cidade”, declarou.
A intervenção para a realização das obras acontece em dez etapas com obras acontecendo, simultaneamente, em seis quiosques por vez. As obras dos primeiros conjuntos de quiosques foram iniciadas em março deste ano e até a primeira semana do próximo mês 50% das novas instalações serão entregues para funcionamento e atendimento ao público, somando a metade (30 unidades) dos quiosques de toda a orla finalizados. Isso totaliza quatro lotes entregues por completo e avançando nos serviços de todos os seis lotes restantes para a conclusão da intervenção.
Com estrutura mais moderna e com dimensões maiores do que os antigos, o projeto dos novos quiosques traz uma leitura de transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade. Cada um deles conta com tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 12,14m² de área interna.
Ainda na manhã de hoje, João Campos acompanhou a instalação do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), das novas papeleiras do Programa Recife Limpa, além de acompanhar os trabalhos da nova varredeira e dos trabalhadores da Emlurb, na Orla de Boa Viagem. As papeleiras serão colocadas a cada 100 metros ao longo de toda a orla de Boa Viagem.
O Programa Recife Limpa trata-se de um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. Com ele, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras ações.
“A gente sabe que não adianta só botar força de limpeza. A gente tem que fazer a educação na raiz, na ponta. A gente tá rodando nas escolas, nos espaços públicos, com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, que têm uma capilaridade muito grande, para dar uma força muito grande na educação ambiental. Lixo é no lixo, e como diz o próprio slogan da campanha: é papel de todo mundo. Esse não é só papel da Prefeitura, cuidar e limpar a cidade. É nosso também. Vamos lembrar que o Recife é uma cidade linda, maravilhosa e que pertence a todo mundo, não apenas à Prefeitura”, destacou o prefeito João Campos.