Raquel conquista mais uma vitória na Justiça contra fake news 

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
14 de outubro de 2022 às 07h30min
Foto: Divulgação

O jurídico da campanha da candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), conseguiu na Justiça Eleitoral a retirada de um post publicado no perfil “Marília Arraes Debochada” que tenta confundir as pernambucanas e pernambucanos sobre a posição da candidata em relação à disputa presidencial.

Em live realizada na última quarta (12), Raquel deixou clara a posição de independência em relação à disputa presidencial. Em uma manipulação, feita com recursos de animação, o perfil que está a serviço da campanha de Marília Arraes (SD) mente e promove fake news ao tentar ligar a tucana a uma candidatura nacional.

Em sua decisão, o desembargador eleitoral Dario Rodrigues Leite atesta que “a informação é inverídica”. E determina que “diante do exposto, Wladimir Quirino Fernandes Rodrigues do Nascimento, responsável pela página, promova em até 24hs a retirada da postagem identificada, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)”. 

A decisão também determina que o responsável pela página não publique conteúdos semelhantes que têm o claro intuito de confundir o eleitor.

Esta semana, o jurídico da campanha de Raquel Lyra concedeu coletiva de imprensa para comunicar que acionou a Polícia Federal, Ministério Público e TRE-PE para denunciar a avalanche de notícias falsas contra a candidata. 

Todos sabem que, após o resultado do primeiro turno e a ida de Raquel ao segundo turno, nós passamos a sofrer uma série de ataques de fake news. Temos observado ao longo da semana e tomamos as providências jurídicas, legais, para tentar conter esses abusos”, destacou o coordenador jurídico, Túlio Vilaça.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO