João Lyra Filho, avô de Raquel, também disputou eleição em luto

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de outubro de 2022 às 08h00min
João Lyra Filho e Anastácio Rodrigues – Foto: Arquivo

Não é a primeira vez que um integrante da família Lyra vai disputar uma eleição em luto. Há exatos 50 anos, João Lyra Filho, avô de Raquel Lyra, foi candidato a prefeito de Caruaru enlutado pela morte recente de sua esposa, a professora Guiomar Lyra. 

Em 1972, o prefeito Anastácio Rodrigues concluía seu mandato com alto índice de popularidade. Como não era possível disputar a reeleição, Anastácio decidiu que João Lyra Filho seria seu candidato à sucessão. 

João Lyra resistiu, estava abalado emocionalmente pela morte de dona Guiomar. Anastácio declarava que não apoiaria outro candidato e Lyra acabou cedendo. Disputou a eleição contra Roosevelt Gonçalves, candidato apoiado por Drayton Nejaim, e venceu. 

João Lyra Filho assumiu o governo em 1973, mas não repetiu nesta administração o mesmo êxito da primeira vez em que governou a cidade. Ao fim do governo, em 1976, lançou o estreante José Queiroz como candidato à sucessão, mas ele foi derrotado nas urnas por Drayton. As informações estão na biografia “Anastácio: o eterno prefeito”, do jornalista Fernandino Neto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO