Cenário Político: voto de opinião pode migrar para Raquel 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
12 de setembro de 2022 às 07h00min
Foto: Wellington Júnior

Coluna da segunda

Entrando na reta final da campanha, a disputa para definir quem vai a um eventual segundo turno continua intensa entre Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (UB) e Danilo Cabral (PSB). De acordo com o IPEC, a tucana está à frente dos demais numericamente, apesar de estarem empatados dentro da margem de erro.

Marília Arraes (SD) lidera com folga a pesquisa e segue com a estratégia de não entrar em embates com os adversários, o que tem garantido, até então, sua vaga na segunda etapa da eleição. Nos bastidores, existe um sentimento de que Raquel é o nome mais seguro para enfrentar a ex-petista, não só pelo seu currículo, mas pelo debate propositivo que tem feito.

Esses dois elementos podem favorecer Raquel Lyra, caso a pancadaria do PSB faça Marília derreter, fazendo com que Raquel seja beneficiada com o voto de opinião dos pernambucanos. Se a ex-prefeita de Caruaru permanecer na segunda colocação nas próximas sondagens, o movimento de migração pode ficar mais cristalino.

Vantagem
O candidato a deputado estadual, Armandinho (SD), tem tudo para ser o maior beneficiado em Caruaru com o crescimento de Marília Arraes (SD) nas pesquisas. O músico e professor é o único nome do município, ligado à ex-petista que concorre a uma vaga na Alepe.

Bateu pesado
Em conversa com a coluna, ontem (11), Miguel Coelho (UB) não aliviou nas críticas à Danilo Cabral (PSB): “hipócrita e covarde”, disparou o ex-prefeito contra o socialista. O motivo, foi a postura de Danilo no último bloco do debate da TV Jornal Interior, que lhe chamou de “galeguinho do orçamento secreto”, deixando o ex-prefeito de Petrolina sem chances de responder.

Concorrência
A disputa pelo voto da causa animal promete ser acirrada em Caruaru. Além dos vereadores Anderson Correia (PP) e Fagner Fernandes (PDT), que buscam uma vaga na Câmara Federal, o deputado estadual Romero Albuquerque (UB) e a vereadora do Recife Andreza Romero (Podemos) estão se apresentando como os representantes da pauta na Capital do Agreste.

Desejo
Buscando sua reeleição à Câmara Federal, Luciano Bivar (UB), prometeu alterar a Lei Pelé e lutar para devolver o passe dos jogadores aos clubes. O ex-cartola também não escondeu sua vontade em voltar a comandar o Sport, clube que presidiu em quatro ocasiões, sendo a última em 2013.

Emprego
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, comandada por Alberes Lopes, lança nesta segunda (12) o “Caça Talentos”. O projeto visa beneficiar 10 mil pessoal, principalmente jovens a partir de 17 anos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO